As fronteiras midiáticas na comunidade surda

Autores

  • Janaína Pereira Claudio PUCRS
Palavras-chave: Cultura Surda, Cibercultura, Mediação, Mídia, Globalização

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.579

Este artigo tem por objetivo geral estimular as reflexões a respeito do estudo dos surdos em relação ao campo das Ciências da Comunicação acerca dos conceitos de cultura surda e cibercultura, analisando suas relações comprometidas em um processo global, onde as culturas, ciberculturas e comunidades estão envolvidas no movimento de um multiculturalismo contínuo. Neste contexto, partiremos da proposta de um estudo que enfoque as diferentes concepções de cultura e cibercultura, aproximando as teorizações de Martín-Barbero (2009) e García Canclini (2007) que relacionam a sistematização de mediação e de globalização. Investigaremos, também, a questão do modo de apropriação da comunidade surda, que promove a produção das fronteiras culturais nos processos comunicacionais e midiáticos, porém estabelecendo, principalmente, as tensões sociopolíticas, assim como os direitos e as lutas pela língua e pela diferença. Buscaremos uma leitura do quadro teórico, discutindo o modo como é possível apresentar a mídia vinculando a transformação social que ocorre nas comunidades surdas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Pereira Claudio, PUCRS

Doutoranda pela PPGCC da UNISINOS, Linha de Pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação (2013-2016). Mestre em Educação pela UFRGS (2010). Professora de Libras da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS),

Downloads

Publicado em

21 de outubro de 2023

Como Citar

CLAUDIO, J. P. . As fronteiras midiáticas na comunidade surda. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 1, p. 35–48, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1740. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas