As fronteiras midiáticas na comunidade surda

Auteurs

  • Janaína Pereira Claudio PUCRS
Mots-clés : Cultura Surda, Cibercultura, Mediação, Mídia, Globalização

Résumé

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.579

Este artigo tem por objetivo geral estimular as reflexões a respeito do estudo dos surdos em relação ao campo das Ciências da Comunicação acerca dos conceitos de cultura surda e cibercultura, analisando suas relações comprometidas em um processo global, onde as culturas, ciberculturas e comunidades estão envolvidas no movimento de um multiculturalismo contínuo. Neste contexto, partiremos da proposta de um estudo que enfoque as diferentes concepções de cultura e cibercultura, aproximando as teorizações de Martín-Barbero (2009) e García Canclini (2007) que relacionam a sistematização de mediação e de globalização. Investigaremos, também, a questão do modo de apropriação da comunidade surda, que promove a produção das fronteiras culturais nos processos comunicacionais e midiáticos, porém estabelecendo, principalmente, as tensões sociopolíticas, assim como os direitos e as lutas pela língua e pela diferença. Buscaremos uma leitura do quadro teórico, discutindo o modo como é possível apresentar a mídia vinculando a transformação social que ocorre nas comunidades surdas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Janaína Pereira Claudio, PUCRS

Doutoranda pela PPGCC da UNISINOS, Linha de Pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação (2013-2016). Mestre em Educação pela UFRGS (2010). Professora de Libras da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS),

Publiée

octobre 21, 2023

Comment citer

CLAUDIO, J. P. . As fronteiras midiáticas na comunidade surda. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 1, p. 35–48, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1740. Acesso em: 22 juill. 2024.

Rubrique

Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas