Olhares oblíquos sobre Capitu: uma leitura da subversão exotópica

Autores/as

  • Saulo Lopes de Sousa Universidade Estadual do Maranhão
  • Kátia Carvalho da Silva Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palabras clave: Adaptação, Subversão exotópica, Enunciação narrativa, Microssérie Capitu

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i1.1139

Olhar o texto literário de um ângulo inaugural é sempre desafiador, para não dizer tentador. Possibilidades infindas de construção de significados insuflam a literatura com o ardor que sempre lhe constituiu a feitura: o de ser um perpétuo retorno a si mesma, desfiando-se com o mesmo fio com que se tece. Sob a insígnia do audiovisual, por sua vez, a literatura se torna ainda mais instigante, ao proporcionar olhares que, em vez de encerrá-la, apontam incansavelmente para outras direções, para outros dizeres. Pensando na potencialidade de (re)leituras que a arte literária sustenta, sobretudo inserida no circuito da adaptação como prática alargadora de seus sentidos, esta estudo se propõe a analisar um recorte da minissérie Capitu (2008), adaptação dirigida por Luiz Fernando Carvalho e baseada no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, com vistas ao conceito de exotopia, cunhado por Mikhail Bakhtin (2011), como desdobramento de olhares a partir de um lugar exterior. Nosso intuito é demonstrar como a linguagem cinematográfica de Carvalho imprime no objeto televisivo a dinâmica exotópica, mas subvertendo-a, criando uma fratura na perspectiva espaço-temporal da narrativa audiovisual. Para isso, debruçamo-nos sobre aparato teórico que versa sobre a essência e o funcionamento da imagem-som (Carrière, 2006; Eisenstein, 2002; Gaudreault; Jost, 2009; Martin, 2005; Xavier, 1983 e 2005; Costa, 2003; Aumont, 2008), o debate sobre questões pertinentes ao âmbito da adaptação (Stam, 2000 e 2008; Hutcheon, 2013), o tema da exotopia bakhtiniana (Bakhtin, 2011; Brait, 2006; Fiorin, 2016), bem como contribuições outras que somam à realização deste estudo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Saulo Lopes de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Letras (Teoria Literária) pela Universidade Estadual do Maranhão. Docente do Instituto
Federal do Maranhão - IFMA/Campus Açailândia, Brasil.

Kátia Carvalho da Silva Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Literatura (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Professora Adjunta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Docente
permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (Mestrado em Letras, Teoria
Literária) da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, Brasil.

Citas

AMORIM, Marilia. Cronotopia e exotopia. In. BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo. Companhia dos Livros, 2005.

AUMONT, Jacques. A imagem. Trad. de Estela dos Santos e Cláudio C. Santoro. Campinas, SP: Papirus, 1993. (Coleção Ofício de Arte e Forma)

______.; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas, SP: Papirus, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação literária. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1991. (Coleção Primeiros Passos)

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

CAPITU. [Minissérie-vídeo]. Direção de Luiz Fernando Carvalho. Rio de Janeiro: TV Globo, Projeto Quadrante, 2008-2009. 02 DVDs, 118 minutos e 112 minutos; incluindo: Fragmentos (making of), Ruminações (palestras) e Papel Avulso (cena Marcolini); son.; color. Português com legendas em inglês, francês e espanhol.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Lisboa: Mobilis in mobile, 1991.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Trad. de André Cechinel. Florianópolis, SC: Ed. da UFSC, 2013.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Trad. de Lauro Antonio e Maria Eduarda Colares. Lisboa: Dinalivro, 2005.

NEPOMUCENO, Mariana Maciel. O elogio da ilusão: Capitu de Luiz Fernando Carvalho. Dissertação (Mestrado). Recife. Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Artes e Comunicação. Comunicação, 2015. 108 f.

PELLEGRINI, Tânia et. al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac; Instituto Itaú Cultural, 2003.

STAM, Robert. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. Trad. de Heloísa Jahn. 1. ed. 2. imp. Rio de Janeiro: Ática, 2000.

______. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro. Florianópolis, n. 51, jul./dez. 2006. p.19-53.

______. Introdução. In: STAM, Robert. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p.17-41.

Publicado

octubre 13, 2023

Cómo citar

SOUSA, S. L. de .; ROCHA, K. C. da S. . Olhares oblíquos sobre Capitu: uma leitura da subversão exotópica. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. 1, p. Port. 112–130 / Eng. 110, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1478. Acesso em: 25 may. 2024.

Sección

Artigos de temas livres