A pesquisa em fontes primárias na Amazônia paraense
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i0.1620
O presente texto apresenta o movimento cultural na cidade de Belém do Pará consoante ao movimento cultural existente no Brasil durante o século XIX. A abordagem parte da análise em fontes primárias e espaços de circulação de leituras, quer seja pelos anúncios de obras à venda em jornais, a presença de comércio de livros, a inauguração do Gabinete de leitura, posteriormente denominado Grêmio Literário Português ou as diferentes instituições de pesquisa e ensino constituídas nesse século. Fomentada a partir de um movimento pós colonização, a introdução da literatura estrangeira na cidade foi significativa e aponta a existência de um público leitor, constantemente atualizado das novidades chegadas do território europeu e disponíveis para venda ou aluguel, no gabinete. A partir da recuperação dessas informações é possível demonstrar o cenário efusivo dessa província, ilustrado pelas diversas atividades culturais e que estava harmonizado com os demais centros do país, cuja efervescência cultural também ocorria.
Downloads
Referências
ABREU, Márcia. “Conectados pela ficção: circulação e leitura de romances entre a Europa e o Brasil”. O eixo e a roda: v. 22, n. 1, 2013
BAENA, Antônio Ladislau Monteiro. Ensaio corográfico sobre a província do Pará. Edições do Senado Federal, 2004.
NUNES, Benedito. Do Marajó ao arquivo: breve panorama da cultura no Pará. Org. Victor Sales Pinheiro. Belém: EDUFPA/SECULT, 2012.
SARGES, Maria de Nazaré. Belém: riquezas produzindo a Belle-Époque (1870-1912). 2ª. ed. Belém, PA: Paka-Tatu, 2002.
SILVA, Hebe Cristina da. Prelúdio do romance brasileiro: Teixeira e Sousa e as primeiras narrativas ficcionais. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 2009.
SILVEIRA, Rose. “O Theatro da Paz e sua história”. In: http://web.archive.org/web/20081015203521/http://www.theatrodapaz.pa.gov.br/historico3.htm. Consultado em 13/11/2018.
TOGNOLO, William de Oliveira. A tiro de martelo! – estudo de anúncios de leilões de livros no Correio Mercantil (1848-1868). Monografia apresentada ao Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Letras – Português. Campinas, SP, 2015.
VASCONCELOS, Sandra. http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Sandra/sandralev.htm
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.