A pesquisa em fontes primárias na Amazônia paraense

Autores

Palavras-chave: Fontes primárias, História da leitura, História cultural

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i0.1620

O presente texto apresenta o movimento cultural na cidade de Belém do Pará consoante ao movimento cultural existente no Brasil durante o século XIX. A abordagem parte da análise em fontes primárias e espaços de circulação de leituras, quer seja pelos anúncios de obras à venda em jornais, a presença de comércio de livros, a inauguração do Gabinete de leitura, posteriormente denominado Grêmio Literário Português ou as diferentes instituições de pesquisa e ensino constituídas nesse século. Fomentada a partir de um movimento pós colonização, a introdução da literatura estrangeira na cidade foi significativa e aponta a existência de um público leitor, constantemente atualizado das novidades chegadas do território europeu e disponíveis para venda ou aluguel, no gabinete. A partir da recuperação dessas informações é possível demonstrar o cenário efusivo dessa província, ilustrado pelas diversas atividades culturais e que estava harmonizado com os demais centros do país, cuja efervescência cultural também ocorria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germana Sales, UFPA

Professora de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras e da Pós-Graduação em Letras da UFPA.

Referências

ABREU, Márcia. “Conectados pela ficção: circulação e leitura de romances entre a Europa e o Brasil”. O eixo e a roda: v. 22, n. 1, 2013

BAENA, Antônio Ladislau Monteiro. Ensaio corográfico sobre a província do Pará. Edições do Senado Federal, 2004.

NUNES, Benedito. Do Marajó ao arquivo: breve panorama da cultura no Pará. Org. Victor Sales Pinheiro. Belém: EDUFPA/SECULT, 2012.

SARGES, Maria de Nazaré. Belém: riquezas produzindo a Belle-Époque (1870-1912). 2ª. ed. Belém, PA: Paka-Tatu, 2002.

SILVA, Hebe Cristina da. Prelúdio do romance brasileiro: Teixeira e Sousa e as primeiras narrativas ficcionais. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 2009.

SILVEIRA, Rose. “O Theatro da Paz e sua história”. In: http://web.archive.org/web/20081015203521/http://www.theatrodapaz.pa.gov.br/historico3.htm. Consultado em 13/11/2018.

TOGNOLO, William de Oliveira. A tiro de martelo! – estudo de anúncios de leilões de livros no Correio Mercantil (1848-1868). Monografia apresentada ao Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Letras – Português. Campinas, SP, 2015.

VASCONCELOS, Sandra. http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/Sandra/sandralev.htm

Downloads

Publicado em

9 de outubro de 2023

Como Citar

SALES, G. . A pesquisa em fontes primárias na Amazônia paraense. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 8, n. Especial, p. Port. 67–79/ Eng. p. 68, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1409. Acesso em: 13 abr. 2024.

Seção

Trânsitos, Trocas e Transferências culturais