Reescrita de Fics a partir das Interações em um Grupo de WhatsApp

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.10119928
Mots-clés : Multiletramentos, Tecnologia Digital, Reescrita, Fanfiction, WhatsApp

Résumé

O estudo das interações/sugestões realizadas por amigas em um grupo de WhatsApp (WA) para a reescrita das Fanfictions (Fics) representa um estímulo à produção ficcional de textos em ambiente digital. A presente pesquisa visa analisar como as interações, realizadas por jovens fanfiqueiras do Ensino Médio, em um grupo de WhatsApp (WA), influenciam na reescrita de Fics. Realizamos uma pesquisa qualitativa, com quatro jovens do Ensino Médio, com idades entre 17 e 19 anos, de uma Escola Pública da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco. Trata-se de uma investigação científica de cunho longitudinal, pautada em pressupostos teóricos relacionados à: Linguística Textual; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs); e nos Multiletramentos. Para tanto, optou-se, metodologicamente, pelas seguintes estratégias de ação: (i) selecionar as Fics que foram analisadas; (ii) selecionar as sugestões relacionadas às Fics analisadas no grupo de WA; (iii) analisar as reescritas das Fics, para comprovar ou não as influências das interações/sugestões no grupo de WA. Acreditamos que, por meio dessa pesquisa, as produtoras de Fics são motivadas a produzir para interlocutores em condições de produção reais em ambientes digitais, extrapolando assim o limite imposto pelas prescrições da aula de Língua Portuguesa, no que diz respeito à produção de textos escritos, na escola. Os resultados da pesquisa confirmam a influência das interações/sugestões do grupo de WA na reescrita das Fics. Ratificamos que a pesquisa em tela é considerada emergente nos estudos linguísticos, com destaque para as Fics, e para a relevância contemporânea da rede social WA.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Josemeire Caetano da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Ciência da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestra em Ciências
da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Possui Especialização em Linguística
Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela UFPE. Possui graduação em Licenciatura Plena em
Letras - Português/Inglês pela Fundação de Ensino Superior de Olinda. Atualmente, é professora
concursada da Secretaria de Educação de Pernambuco.

Roseli Wanderley de Araújo Serra, niversidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2021). Mestra em
Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2020). Pós-graduada em Linguística
Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Frassinetti do Recife (1999). Graduação em
Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1986) e em Letras pela Faculdade Frassinetti do
Recife (1998). Atualmente é tradutora e membro do corpo editorial da Universidade de São Paulo

Roberta Varginha Ramos Caiado, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UCPEL em 2016, Doutora em Educação pela UFPE. Mestre
em Letras/Linguística pela UFPE. Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás -
PUC Goiás. Professora/Pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco. Pesquisadora do
NEHTE - UFPE.

Références

BAZARIM, M. Os efeitos do letramento literário no processo de didatização de uma professora de Lingua Portuguesa (LP). Linha Mestra, n. 36, p. 206-213, set./dez, 2018.

BEVILAQUA, R. Novos estudos do letramento e multiletramentos: divergências e confluências. RevLet-Revista Virtual de Letras, v. 5, n. 1, 2013.

CAIADO, R.; LEFFA, V. J. A oralidade em tecnologia digital móvel: debate regrado via whatsapp. Hipertextos Revista digital, v. 16, n.1, p. 109-133, julho, 2017.

DUDNEY, G.; HOLCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos Digitais. São Paulo: Parábola, 2016.

FONTE, R. F. L.; CAIADO. R. V. R. A coesão e a coerência em tecnologia digital móvel. In: Linguagem e Interdisciplinaridade – Diferentes gestos de interpretação. São Paulo: Pá de Palavra, 2019.

GOMES, L. F. Hipertextos multimodais – Leitura e escrita na era digital. Jundiaí: Paco: 2010.

GÓMEZ, Á. I. P. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

PARIS, L. G. et al. Oficinas de fanfictions na escola: investigando práticas de revisão e reescrita. Estudos Linguísticos, v. 45, n. 2, p. 441-451, 2016.

ROCHA, P. F. Como fazer uma pesquisa científica? – uma abordagem teórico-prática. Maceió: Edições Catavento, 2002.

ROJO, R. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SANTAELLA, L. A ecologia pluralista das mídias locativas. Revista FAMECOS, n. 37, p. 20 - 24, dez., 2008.

Publiée

mai 29, 2021

Comment citer

SILVA, J. C. da; SERRA, R. W. de A.; CAIADO, R. V. R. Reescrita de Fics a partir das Interações em um Grupo de WhatsApp. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 2, p. 69–95, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.10119928. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/2002. Acesso em: 22 nov. 2024.

Rubrique

Des articles

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice