Reescrita de Fics a partir das Interações em um Grupo de WhatsApp
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.10119928Résumé
O estudo das interações/sugestões realizadas por amigas em um grupo de WhatsApp (WA) para a reescrita das Fanfictions (Fics) representa um estímulo à produção ficcional de textos em ambiente digital. A presente pesquisa visa analisar como as interações, realizadas por jovens fanfiqueiras do Ensino Médio, em um grupo de WhatsApp (WA), influenciam na reescrita de Fics. Realizamos uma pesquisa qualitativa, com quatro jovens do Ensino Médio, com idades entre 17 e 19 anos, de uma Escola Pública da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco. Trata-se de uma investigação científica de cunho longitudinal, pautada em pressupostos teóricos relacionados à: Linguística Textual; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs); e nos Multiletramentos. Para tanto, optou-se, metodologicamente, pelas seguintes estratégias de ação: (i) selecionar as Fics que foram analisadas; (ii) selecionar as sugestões relacionadas às Fics analisadas no grupo de WA; (iii) analisar as reescritas das Fics, para comprovar ou não as influências das interações/sugestões no grupo de WA. Acreditamos que, por meio dessa pesquisa, as produtoras de Fics são motivadas a produzir para interlocutores em condições de produção reais em ambientes digitais, extrapolando assim o limite imposto pelas prescrições da aula de Língua Portuguesa, no que diz respeito à produção de textos escritos, na escola. Os resultados da pesquisa confirmam a influência das interações/sugestões do grupo de WA na reescrita das Fics. Ratificamos que a pesquisa em tela é considerada emergente nos estudos linguísticos, com destaque para as Fics, e para a relevância contemporânea da rede social WA.
Téléchargements
Références
BAZARIM, M. Os efeitos do letramento literário no processo de didatização de uma professora de Lingua Portuguesa (LP). Linha Mestra, n. 36, p. 206-213, set./dez, 2018.
BEVILAQUA, R. Novos estudos do letramento e multiletramentos: divergências e confluências. RevLet-Revista Virtual de Letras, v. 5, n. 1, 2013.
CAIADO, R.; LEFFA, V. J. A oralidade em tecnologia digital móvel: debate regrado via whatsapp. Hipertextos Revista digital, v. 16, n.1, p. 109-133, julho, 2017.
DUDNEY, G.; HOLCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos Digitais. São Paulo: Parábola, 2016.
FONTE, R. F. L.; CAIADO. R. V. R. A coesão e a coerência em tecnologia digital móvel. In: Linguagem e Interdisciplinaridade – Diferentes gestos de interpretação. São Paulo: Pá de Palavra, 2019.
GOMES, L. F. Hipertextos multimodais – Leitura e escrita na era digital. Jundiaí: Paco: 2010.
GÓMEZ, Á. I. P. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
PARIS, L. G. et al. Oficinas de fanfictions na escola: investigando práticas de revisão e reescrita. Estudos Linguísticos, v. 45, n. 2, p. 441-451, 2016.
ROCHA, P. F. Como fazer uma pesquisa científica? – uma abordagem teórico-prática. Maceió: Edições Catavento, 2002.
ROJO, R. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANTAELLA, L. A ecologia pluralista das mídias locativas. Revista FAMECOS, n. 37, p. 20 - 24, dez., 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Letras Raras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.