A afirmação identitária nas obras Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara, e Iracema, de José de Alencar

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DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.8415254
Mots-clés : Identidade, Literatura indígena, Resistência, Metade Cara, Metade Máscara, Iracema

Résumé

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a afirmação identitária indígena presente nas obras Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara e Iracema, de José de Alencar, de modo a estabelecer um diálogo comparativo entre as narrativas propostas. O romance Metade Cara, Metade Máscara (2004) nos possibilita realizar reflexões sobre identidade indígena, uma vez que, a autora traz no enredo da obra aspectos referentes aos povos Potiguaras, tais como: suas tradições, vivências, representações culturais e influências dos seus ancestrais. Em Iracema (1865), o autor aponta questões da nacionalidade brasileira a partir da colonização do país. Alencar entre outros escritores do século XIX, buscavam definir a identidade nacional com suas produções literárias inspiradas na representação indígena. A obra narra a história de duas etnias: os povos Tabajaras e Pitiguaras que entram em conflito por causa do relacionamento da protagonista indígena Iracema com o colonizador português Martim. O autor enfatiza as características da paisagem brasileira assemelhada a personagem feminina que supera a beleza exótica da natureza. O estudo estar respaldado e fundamentado nos estudos de teóricos como: Zigmund Balman (2005), Eliane Potiguara (2004), Stuart Hall (2003), Homi Bhabha (2005), Daniel Munduruku (2018) e Graça Graúna (2013), entre outros.

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Bibliographies de l'auteur

Naiara Sales Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Metropolitana de Londres e Docente do Mestrado
Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Maranhão.

Eveline Gonçalves Dias, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal - PPGLB, da Universidade
Federal do Maranhão – UFMA.

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Publiée

décembre 29, 2021

Comment citer

ARAÚJO, N. S.; DIAS, E. G. A afirmação identitária nas obras Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara, e Iracema, de José de Alencar. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 4, p. 119–136, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.8415254. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1341. Acesso em: 22 déc. 2024.

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