A afirmação identitária nas obras Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara, e Iracema, de José de Alencar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.8415254
Mots-clés : Identidade, Literatura indígena, Resistência, Metade Cara, Metade Máscara, Iracema

Résumé

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a afirmação identitária indígena presente nas obras Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara e Iracema, de José de Alencar, de modo a estabelecer um diálogo comparativo entre as narrativas propostas. O romance Metade Cara, Metade Máscara (2004) nos possibilita realizar reflexões sobre identidade indígena, uma vez que, a autora traz no enredo da obra aspectos referentes aos povos Potiguaras, tais como: suas tradições, vivências, representações culturais e influências dos seus ancestrais. Em Iracema (1865), o autor aponta questões da nacionalidade brasileira a partir da colonização do país. Alencar entre outros escritores do século XIX, buscavam definir a identidade nacional com suas produções literárias inspiradas na representação indígena. A obra narra a história de duas etnias: os povos Tabajaras e Pitiguaras que entram em conflito por causa do relacionamento da protagonista indígena Iracema com o colonizador português Martim. O autor enfatiza as características da paisagem brasileira assemelhada a personagem feminina que supera a beleza exótica da natureza. O estudo estar respaldado e fundamentado nos estudos de teóricos como: Zigmund Balman (2005), Eliane Potiguara (2004), Stuart Hall (2003), Homi Bhabha (2005), Daniel Munduruku (2018) e Graça Graúna (2013), entre outros.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Naiara Sales Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Metropolitana de Londres e Docente do Mestrado
Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Maranhão.

Eveline Gonçalves Dias, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal - PPGLB, da Universidade
Federal do Maranhão – UFMA.

Références

ALENCAR, José Martiniano de. Iracema. São Paulo: Ática, 1865.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BHABHA, H. O local da cultura. Belo horizonte: UFMG, 2005.

BOSI, Alfredo, 1936. Literatura e resistência – São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CARVALHAL, Tania Franco, 2010 - Literatura Comparada. 4. ed. ver. e ampliada – São Paulo: Ática, 2006.

COSME, Leonel. As impossíveis renúncias de Agostinho Neto e Eliane Potiguara. Revista ECOS, v. 11, n. 2, 2015.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea do Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad.: Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 7 ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2003.

MUNDURUKU, Daniel. Tembetá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial Ltda., 2018.

MUNDURUKU, Daniel. Mundurukando. São Paulo: Ed. do Autor, 2010.

MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012.

OLIVIERI-GODET, Rita. Graça Graúna: a poesia como estratégia de sobrevivência. Revista Interfaces Brasil-Canadá. Florianópolis/Pelotas/ São Paulo, v. 17, n. 3, 2017.

POTIGUARA, Eliane. Metade Cara, Metade, Máscara. São Paulo: Global, 2004.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomas Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (orgs.), Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais (pp. 7-72). (Trad. Tomaz Tadeu da Silva). Petrópolis: Vozes, 2000.

Publiée

décembre 29, 2021

Comment citer

ARAÚJO, N. S.; DIAS, E. G. A afirmação identitária nas obras Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara, e Iracema, de José de Alencar. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 10, n. 4, p. 119–136, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.8415254. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1341. Acesso em: 2 oct. 2024.

Rubrique

Artigos de temas livres