O Fantoche que falava francês: um estudo sobre a mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças

Autores/as

  • Livia Cristina Eccard Pinto Universidade de São Paulo
  • Paulo Roberto Massaro Universidade de São Paulo
Palabras clave: Desenvolvimento infantil, Mediação, Lúdico, FLE

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i3.472

Este artigo, fruto de nossa pesquisa de mestrado defendida em 2015 na Universidade de São Paulo, propõe uma reflexão sobre a interveniência de um fantoche - agente mediador - no processo de apropriação da língua francesa por crianças em fase de aquisição da escrita. Para tal, um estudo de caso foi realizado com crianças de 6 a 8 anos inscritas em duas instituições: uma paraescolar e outra escolar. Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da Didática de Línguas Estrangeiras na área específica delimitada pelo público em questão, nós apresentaremos, inicialmente, questões relacionadas ao desenvolvimento e à aprendizagem infantil, através de um diálogo entre a teoria piagetiana (1967, 1990) e a vigotskiana (1997, 1998); em segundo lugar, sob as perspectivas de Huizinga (1971) e de Brougère (1998, 2004), focalizaremos a ludicidade no ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. Em seguida, analisaremos não só os laços criados entre as crianças e o agente mediador, mas também o lugar que ocupa o lúdico neste processo. Por fim, concluiremos ressaltando o papel decisivo que o agente mediador desempenha na aprendizagem deste jovem público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Livia Cristina Eccard Pinto, Universidade de São Paulo

Mestre em Letras (Língua e Literatura Francesa) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2015).

Paulo Roberto Massaro, Universidade de São Paulo

Doutor em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2007). Docente de Língua Francesa na mesma Instituição de Ensino Superior desde 2006. Foi credenciado como orientador de Mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês na linha de pesquisa “Estudos Linguísticos e Didáticos”.

Publicado

octubre 21, 2023

Cómo citar

PINTO, L. C. E. .; MASSARO, P. R. . O Fantoche que falava francês: um estudo sobre a mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 4, n. 3, p. 195–211, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1767. Acesso em: 22 nov. 2024.

Sección

Artigos de temas livres