O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot
Resumen
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.577
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise comparatista evidenciando o crescimento das protagonistas Jane Eyre e Maggie Tulliver nos romances Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss (1860), de George Eliot, respectivamente. Para tanto, utilizamos o conceito alemão Bildungsroman (GOHLMAN 1990, apud SVENSSON, 2009), romance de formação, que narra a maturação psicológica e espiritual de protagonistas, através de mudanças e experiências que as acompanham da infância à idade adulta. Além disso, em nossa fundamentação teórica também nos referimos a Gilbert e Gubar (2000) e Showalter (1999) no que concerne à produção das escritoras em questão, principais representantes da literatura de autoria feminina vitoriana. Com a análise, percebemos que, embora ambas as protagonistas, desde a infância à idade adulta, se deparam com situações difíceis (que proporcionam crescimento e amadurecimento) elas procuram a felicidade mesmo que os meios pelos quais a procuravam significasse uma subversão ao patriarcalismo da época.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Letras Raras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.