O bildungsroman feminino na literatura vitoriana: uma análise comparatista entre Jane Eyre, de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss, de George Eliot
Résumé
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.577
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise comparatista evidenciando o crescimento das protagonistas Jane Eyre e Maggie Tulliver nos romances Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë e The Mill on the Floss (1860), de George Eliot, respectivamente. Para tanto, utilizamos o conceito alemão Bildungsroman (GOHLMAN 1990, apud SVENSSON, 2009), romance de formação, que narra a maturação psicológica e espiritual de protagonistas, através de mudanças e experiências que as acompanham da infância à idade adulta. Além disso, em nossa fundamentação teórica também nos referimos a Gilbert e Gubar (2000) e Showalter (1999) no que concerne à produção das escritoras em questão, principais representantes da literatura de autoria feminina vitoriana. Com a análise, percebemos que, embora ambas as protagonistas, desde a infância à idade adulta, se deparam com situações difíceis (que proporcionam crescimento e amadurecimento) elas procuram a felicidade mesmo que os meios pelos quais a procuravam significasse uma subversão ao patriarcalismo da época.
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