Mapeamento sistemático da literatura: pesquisas sobre divulgação científica na área da Linguística

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15531364

Palabras clave:

Mapeamento Sistemático da Literatura, Divulgação científica, Jornalismo científico, Popularização da ciência, Linguística

Resumen

O texto apresenta um mapeamento sistemático da literatura com foco em pesquisas sobre divulgação científica na área da Linguística, tendo como fonte dados o Banco de Teses e Dissertações da Capes, a fim de responder às perguntas: “1) a pesquisa aborda a divulgação científica (DC), o jornalismo científico (JC) ou outro tipo de popularização da ciência?; 2) faz a diferenciação entre esses conceitos?; 3) está vinculada ao mestrado ou ao doutorado?”. A justificativa que move este trabalho é a necessidade de levantar dados para subsidiar pesquisas futuras. O mapeamento compreendeu o período de 2020 a 2024 e privilegiou pesquisas com a palavra-chave “divulgação científica” ou similares no título do trabalho. Após aplicados os filtros, foram selecionados 18 trabalhos, sendo 10 de Mestrado e 8 de Doutorado. Como resultados destacam-se a recorrência de pesquisas cujos objetos de análise pertencem ao JC e a categorização, feita durante o MSL, de novas práticas de popularização da ciência, como a midiatização da ciência por influencers especialistas. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daisy Ueda, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduação em Letras Português - Inglês pela Universidade do Norte do Paraná (UENP) no campus de Cornélio Procópio. Pesquisadora do grupo de pesquisa Diálogos Linguísticos e Ensino (DIALE) e do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-científicos (LILA).

Vera Cristovão, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora sênior da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012) e em Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (2022). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa CAPES/FULBRIGHT (out-dez/2012), em nível de pós-doutorado, e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É vice-presidente da Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita no Ensino Superior e em Contextos Profissionais (ALES) e coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Foi editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America, editora-chefe da Revista da ANPOLL (2021-2023) e coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL (2021-2023). Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, letramentos acadêmico-científicos e ambientais educação inicial e continuada de professores de línguas, educação linguística crítica.

Citas

CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos: Desenhando futuros sociais. RIBEIRO, Ana Elisa; CORRÊA, Hércules Tolêdo Corrêa (org.). Tradução Adriana Alves Pinto et al. Belo Horizonte: LED, 2021.

BRAZ, Bruna Oliveira; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Análise de produções textuais multimodais de

divulgação científica das ciências da linguagem. Entrepalavras, v. 13, n. 2, p.111-129, maio/ago. 2023.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; VIGNOLI, Jacqueline Costa Sanches. Ações de Didatização de Gêneros em prol de Letramentos Acadêmicos: práticas e demandas. Horizontes, v. 38, n.1, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.869. Acesso em: 14 dez. 2023.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; VIEIRA, Isabela Rodrigues. Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: Marcos e perspectivas. Ilha do Desterro, v. 69, n. 3, p. 209-221, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p209. Acesso em: 14 dez. 2023.

DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge A. P. de M.; BITTENCOURT, Ig I. Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano (Org.). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020, v. 2. Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-2. Acesso em: 26 mar. 2024.

FIAD, Raquel Salek. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. 10, n. 4, p. 357-369, 2011. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1116. Acesso em: 14 dez. 2023.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: Conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 08 mar. 2024.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2014.

GRILLO, Sheila Vieira de Camargo; GIERING, Maria Eduarda; MOTTA-ROTH, Désirée. Perspectivas discursivas da divulgação/popularização da ciência. Bakhtiniana, v. 11, n. 2, p. 3-13, mai./ago. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2176-457327166. Acesso em: 14 dez. 2023.

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: Kleiman, Angela B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KOERNER, Rosana Mara; FISCHER, Adriana. Práticas de leitura em cursos de licenciaturas: o que dizem professores de distintas áreas do conhecimento. Calidoscópio, v. 20, n. 1, p. 90-109, jan./abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4013/cld.2022.201.05. Acesso em: 14 dez. 2023.

LEAL, Audria. Multimodalidade e multiliteracia: elementos verbais e não verbais nos textos de divulgação científica. In: GONÇALVES, Matilde; JORGE, Noémia (org.) (2018). Literacia científica na escola. Lisboa: NOVA FCSH-CLUNL, 2018. p. 43-54.

MAGALHÃES, Tânia Guedes; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Letramento científico, gêneros textuais e ensino de línguas: uma contribuição na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Raído, Dourados, MS, v. 12, n. 30, p. 52-72, jul./dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9382. Acesso em: 14 dez. 2023.

MARTINS, Isabel; CASSAB, Mariana; ROCHA, Marcelo Borges. Análise do processo de re-elaboração discursiva de um texto de divulgação científica para um texto didático. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 1, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4155. Acesso em: 04 fev. 2024.

MATTOS, Christiane Sheyla Magalhães de; VARGAS, Diego da Silva. Letramento Científico na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões e Práticas a Partir da Pandemia de Covid-19. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 23, p. 1-28, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u213240. Acesso em: 14 dez. 2023.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MOTTA-ROTH, Désirée; SCHERER, Anelise Scotti. Expansão e contração dialógica na mídia: Intertextualidade entre ciência, educação e jornalismo. D.E.L.T.A., v. 28, p. 639-672, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-44502012000300010. Acesso em: 14 dez. 2023.

OLIVEIRA, Giovane Fernandes. Os estudos dos letramentos acadêmicos no Brasil: Influências, origens e perspectivas. Revista DisSol, Pouso Alegre, n. 5, p. 89-101, 2017. Disponível em: https://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/167. Acesso em: 14 dez. 2023.

OLIVEIRA, Luís Carlos; MAGALHÃES, Tânia Guedes. Uma análise do Fundo de Apoio à Pesquisa em Educação Básica (FAPEB) na perspectiva do letramento científico. Revista Interfaces, v. 13, n. 2, p. 209-227, 2022. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7142/5215. Acesso em: 11 nov. 2023.

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em ciências da educação. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416x2014000100002&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 08 mar. 2024.

ROJO, Roxane. Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/hZy3yNBcGjdn4Mp7jjMQYjf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 fev. 2024.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

VIANNA, Carolina Assis Dias et al. Do letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do professor. In: KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana Alves (org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p.27-59.

Publicado

2025-05-29

Cómo citar

UEDA, Daisy; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; CRISTOVÃO, Vera. Mapeamento sistemático da literatura: pesquisas sobre divulgação científica na área da Linguística . Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 2, p. e6258 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15531364. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6258. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

n. 2 - 2025 - Dossiê: Divulgação/popularização da ciência linguística

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.