Linguística Aplicada uma revisão bibliográfica sobre o ensino e a aprendizagem das línguas na fronteira franco-brasileira

Authors

  • Josiane da Trindade Damasceno Universidade Federal do Amapá
  • Lizandra Valéria da Silva Fumelê Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15605498

Keywords:

Linguística Aplicada; Ensino e aprendizagem de línguas; Fronteira franco-brasileira; Oiapoque.

Abstract

O contato linguístico na fronteira franco-brasileira caracteriza uma realidade muito peculiar dessa região, pois refere-se ao uso de mais de uma língua, tratando-se de uma fronteira plurilíngue em que há a presença de línguas, culturas e nações diferentes que a tornam única em relação às demais. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi realizar uma revisão bibliográfica, sob o viés da Linguística Aplicada (LA), sobre como ocorre o ensino e a aprendizagem das línguas na fronteira franco-brasileira. O suporte teórico que aborda a Linguística Aplicada está alicerçado nos estudos de Cavalcanti (2012), de Menezes et al (2009) e de Costa (2011); sobre a fronteira franco-brasileira, baseia-se nas discussões de Silva (2005), de Almeida e Rauber (2017), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2022) e as contribuições sobre o contato linguístico e a organização das línguas na fronteira franco-brasileira são dos estudos de Ribeiro (2019), de Day (2019) e de Fumelê e Day (2020). A metodologia empregada no estudo alicerça-se na pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A análise teve como base os estudos de Correia, Araújo e Guimarães Junior (2020), Vales e Souza (2020), Pereira, Souza e Costa (2023) e Damasceno (2023). Os resultados indicaram que o ensino e a aprendizagem das línguas estrangeiras e indígenas na fronteira franco-brasileira vai além da sala de aula e está profundamente enraizada nas necessidades cotidianas e culturais da comunidade local.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, Carina Santos; RAUBER, Alexandre Luiz. Oiapoque, aqui começa o Brasil: a fronteira em construção e os desafios do Desenvolvimento Regional. Redes - Santa Cruz do Sul. Universidade de Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 1, 2017. Acesso em: 20 jun.2023.

CAVALCANTI, Marilda. A propósito de linguística aplicada. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 7, 2012. Instituto de Estudos da Linguagem. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639020. Acesso em: 20 jun.2023.

CORREIA, Mesaque Silva; ARAÚJO, Neuton Alves de; GUIMARÃES JUNIOR, Paulo Renzo GUIMARÃES JÚNIOR. Lendo em francês leio o mundo: Significações produzidas por alunos de uma escola pública amapaense sobre o ensino da língua francesa para a comunicação interfronteiriça. Entrelinhas, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14205/9755. Acesso em: 01 jul. 2024.

COSTA, Hilda Rodrigues da. O Discurso Historiográfico da Linguística Aplicada Brasileira. Confluência, 2011. Disponível em: https://www.revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/645/413. Acesso em : 31 jun. 2023.

DAMASCENO, Josiane da Trindade. Colonialité et décolonialité dans le milieu universitaire : perspective des populations autochtones dans l’enseignement supérieur, In FABERON, Florence (Org.), Les régimes des autochtones et populations locales des outre-mers français. Droit et politiques comparés, Recherches sur la cohésion sociale, 2023, 388 p.

DAY, Kelly Cristina Nascimento. Política e planificação linguísticas na fronteira franco-brasileira: contrassensos da perspectiva Glocal. In: OLIVEIRA, Edna dos Santos; VASCONCELOS,Eduardo Alves; SANCHES, Romário Duarte. (Org.). Estudos Linguísticos na Amazônia. 01. ed. Campinas: Pontes, 2019, v. 01, p. 119-136.

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FUMELÊ, Lizandra Valéria da Silva; DAY, Kelly Cristina Nascimento. O contato Português-Francês e o Bilinguismo societal dos catraieiros na Fronteira Franco-Brasileira. 2021. Revista Sociodialeto. Disponível em: http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/333/300. Acesso em: 31 jun. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). 2022. Cidades e Estados: Oiapoque. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ap/oiapoque.html. Acesso em: 01 jul. 2023.

MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. São Paulo, SP: Edições Loyola,1994.

MENEZES, Vera Lúcia.; SILVA, Marina Morena dos Santos; GOMES, Iran Felipe Alvarenga e. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, R.C.; ROCA, P. Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009.

PEREIRA, Luís Pedro Santiago., SOUZA, Marina Mello de Menezes Félix de; COSTA, Mayara Priscila Reis da. 2023. Panorama (crítico) do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no Instituto Federal do Amapá: o caso do Campus Avançado Oiapoque. Revista (Con)Textos Linguísticos. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos. Acesso em: 01 jul. 2024.

RIBEIRO, Celeste Maria da Rocha. O Português Brasileiro Falado por Franceses em Oiapoque: considerações sobre a concordância nominal de número. In: OLIVEIRA, Edna dos Santos; VASCONCELOS, Eduardo Alves; SANCHES, Romário Duarte. (Org.). Estudos Linguísticos na Amazônia. 1. ed. Campinas: Pontes, 2019, v. 1, p. 17-36.

SILVA, José Maria. A cidade de Oiapoque e as relações transnacionais na Fronteira Amapá – Guiana Francesa. História Revista, 10 (2): 273-298, Jul./dez. 2005.

SILVA, Michele Maria da; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SILVA, Glênio de Oliveira da. 2021. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, 2(1), 91-103. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/45. Acesso em: 31 jun. 2023.

VALES, Edilany Mendonça; SOUZA, Agerdanio Andrade de. Produção de materiais didáticos e paradidáticos no ensino da educação indígena no município de Oiapoque/AP. 2020. Anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID3673_02092020163544.pdf. Acesso em: 01 jul. 2024.

Published

2025-06-07

How to Cite

DAMASCENO, Josiane da Trindade; FUMELÊ , Lizandra Valéria da Silva. Linguística Aplicada uma revisão bibliográfica sobre o ensino e a aprendizagem das línguas na fronteira franco-brasileira. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 14, n. 3, p. e6249 , 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15605498. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/6249. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

n. 3 - 2025 - Dossiê: Novos elos nas práticas didáticas de ensino de línguas: interfaces entre teoria linguística e prática docente

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.