Experiência de linguagem na escrita de infância

Authors

  • Maria José Palo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Marina Miranda Fiuza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP
Keywords: Literatura Infantil, infância, experiência de linguagem

Abstract

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1196

A Literatura Infantil é, na contemporaneidade, um campo de estudos em ascensão. Sua consolidação no rol dos estudos literários, porém, enfrenta equívocos que remontam à sua própria adjetivação. O termo “infantil”, comumente referido a partir de uma compreensão biopsíquica da infância, é interpretado como caracterizante de algo limitado e inacabado, portanto, de menor valor. Embasado na filosofia de Giorgio Agamben, surge uma nova chave de acesso ao conceito de "infantil” na experiência literária, cujo método está na mediação da própria linguagem. A partir do conceito de “experiência de linguagem”, o infans pode ser reconhecido no centro discursivo do texto, espaço em que ganha presença ao inscrever as qualidades literárias reconhecidas numa poética que não se deixa esgotar pelo estatuto da simbologia. Travessia essa que marca a Literatura de Infância, ao propiciar à criança a presença histórica como linguagem, e consequente poder de 'ser uma voz e ter-lugar no tempo' da enunciação literária. As narrativas exemplares, contos de Carrascoza, apenas nos oferecem o lugar da experiência como um modo de manifestação da "infância" na linguagem escrita, com o objetivo de marcar os limites que separam a língua da fala.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria José Palo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Professora Doutora Associada do Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura e Crítica Literária
da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Líder do Grupo CNPq: "A Voz escrita
infantil e Juvenil: práticas discursivas".

Marina Miranda Fiuza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Integrante do Grupo de Pesquisa: A voz escrita infantil e
juvenil: práticas discursiva.

References

AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

ANTÔNIO, S.; TAVARES, K. Uma pedagogia poética para as crianças / Severino Antônio, Katia Tavares. – Americana, SP: Adonis, 2013.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. Ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução, apresentação e notas Macus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002.

CARRASCOZA, João Anzanello. Caixa de brinquedos. São Paulo: Edições SM, 2016.

CARRASCOZA, João Anzanello. Espinhos e Alfinetes. Rio de Janeiro: Record, 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

PALO, Maria José e D. OLIVEIRA, Maria Rosa. Literatura Infantil: Voz de criança. – 2ª ed. – São Paulo: Editora Ática, 1992.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou, Da educação. / J.-J. Rousseau; tradução Roberto Leal Ferreira. – 3ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Published

October 13, 2023

How to Cite

PALO, M. J. .; FIUZA, M. M. . Experiência de linguagem na escrita de infância. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 7, n. 3, p. 106–121, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1509. Acesso em: 23 dec. 2024.

Section

Literatura juvenil e jovens leitores