Experiência de linguagem na escrita de infância
Resumo
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1196
A Literatura Infantil é, na contemporaneidade, um campo de estudos em ascensão. Sua consolidação no rol dos estudos literários, porém, enfrenta equívocos que remontam à sua própria adjetivação. O termo “infantil”, comumente referido a partir de uma compreensão biopsíquica da infância, é interpretado como caracterizante de algo limitado e inacabado, portanto, de menor valor. Embasado na filosofia de Giorgio Agamben, surge uma nova chave de acesso ao conceito de "infantil” na experiência literária, cujo método está na mediação da própria linguagem. A partir do conceito de “experiência de linguagem”, o infans pode ser reconhecido no centro discursivo do texto, espaço em que ganha presença ao inscrever as qualidades literárias reconhecidas numa poética que não se deixa esgotar pelo estatuto da simbologia. Travessia essa que marca a Literatura de Infância, ao propiciar à criança a presença histórica como linguagem, e consequente poder de 'ser uma voz e ter-lugar no tempo' da enunciação literária. As narrativas exemplares, contos de Carrascoza, apenas nos oferecem o lugar da experiência como um modo de manifestação da "infância" na linguagem escrita, com o objetivo de marcar os limites que separam a língua da fala.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
ANTÔNIO, S.; TAVARES, K. Uma pedagogia poética para as crianças / Severino Antônio, Katia Tavares. – Americana, SP: Adonis, 2013.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. Ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução, apresentação e notas Macus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002.
CARRASCOZA, João Anzanello. Caixa de brinquedos. São Paulo: Edições SM, 2016.
CARRASCOZA, João Anzanello. Espinhos e Alfinetes. Rio de Janeiro: Record, 2010.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
PALO, Maria José e D. OLIVEIRA, Maria Rosa. Literatura Infantil: Voz de criança. – 2ª ed. – São Paulo: Editora Ática, 1992.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou, Da educação. / J.-J. Rousseau; tradução Roberto Leal Ferreira. – 3ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2023 Revista Letras Raras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.