A identidade dos imigrantes africanos no romance Tais-toi et Meurs

Autores/as

  • Paula Souza Dias Nogueira Universidade de São Paulo
  • Álvaro Silveira Faleiros Universidade de São Paulo
Palabras clave: Alain Mabanckou, identidade pós-colonial, literatura de expressão francesa

Resumen

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i2.669

O presente artigo apresenta uma análise do romance Tais-toi et meurs (2012), de Alain Mabanckou, escritor congolês que elabora, em muitas de suas obras, narrativas focadas em temas como identidade, imigração, hibridismo cultural, metalinguagem, de forma a questionar o uso da língua francesa como língua de escrita e a própria relação entre as antigas colônias e as grandes potências. Assim como outros autores da segunda geração pós-colonial, é clara a influência que o percurso pessoal de Mabanckou tem em suas obras, de maneira que os temas supracitados apresentam, muitas vezes, marcas de sua própria biografia. Em nossa análise, nos focaremos notadamente na questão da identidade, central no caso desse romance, discutida sob a ótica do personagem de Julien, imigrante congolês. Como base teórica, destacaremos os estudos feitos por Stuart Hall sobre a identidade na pós-modernidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Souza Dias Nogueira, Universidade de São Paulo

Mestranda no programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP, processo nº 2014/22068-9)

Álvaro Silveira Faleiros, Universidade de São Paulo

Doutor em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2003). É professor livredocente de Literatura Francesa da USP. Tem experiência na área de Poesia e Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, poética comparada e poesia. É também tradutor, poeta e cancionista.

Publicado

octubre 21, 2023

Cómo citar

NOGUEIRA, P. S. D. .; FALEIROS, Álvaro S. . A identidade dos imigrantes africanos no romance Tais-toi et Meurs. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 5, n. 2, p. 10–26, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1716. Acesso em: 25 may. 2024.

Sección

Estudos de línguas e literaturas africanas