Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional

Authors

  • Mhdi Ibrahim Bader Khun UAB/UFSM
  • Cristiane Fuzer Universidade Federal de Santa Maria
Keywords: Linguística Sistêmico-Funcional, Gêneros, Estórias, transitividade, avaliatividade

Abstract

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.862

Este trabalho objetiva revelar gêneros da família das estórias instanciados em fábulas presentes em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. A partir da abordagem sistêmico-funcional de gênero (MARTIN e ROSE, 2008; ROSE e MARTIN, 2012), são analisadas ocorrências do sistema de transitividade (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; FUZER e CABRAL, 2014) e do subsistema atitude do sistema de avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005) para identificação da estrutura esquemática de gênero (etapas e fases) e do propósito sociocomunicativo dos textos selecionados. Os resultados evidenciaram a instanciação do gênero exemplum em maior frequência, seguido dos gêneros narrativa e relato.

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Author Biographies

Mhdi Ibrahim Bader Khun, UAB/UFSM

Graduado em Letras – Português e Literaturas pela UAB/UFSM.

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria,
Doutora em Letras e Pós-Doutora em Estudos da Linguagem.

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Published

October 16, 2023

How to Cite

BADER KHUN, M. I.; FUZER, C. . Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmicofuncional. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 6, n. 3, p. 186–209, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1597. Acesso em: 25 may. 2024.

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