William Blake: o gênio oitocentista da intermidialidade como personagem em Mad Girl’s Love Song

Autores

Palavras-chave: Blake, Apropriação, Impressão iluminada, Rukmini Bhaya Nair

Resumo

DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i3.1849

O ponto fulcral do trabalho é a apropriação da persona de William Blake como personagem do romance Mad Girl’s Love Song, da escritora pós-colonial indiana Rukmini Bhaya Nair. Discute-se inicialmente o caráter intermidiático da obra de Blake, como poeta e pintor, com destaque para sua técnica de gravação em cobre, a chamada impressão iluminada, que constitui o traço diferencial de sua arte. A partir do conceito de remediação de mídias anteriores explanado por Bolter e Grusin vê-se a obra de Blake como exemplo oitocentista de immediacy e hypermediacy que caracterizam as mídias digitais de hoje. Para análise das fases de produção e recepção da díade texto-imagem utilizam-se os conceitos de simultaneidade e sucessividade de Leo Hoek, na tradução intersemiótica. A relação da escritura de Bhaya Nair com o cânone literário ocidental é vista não só como apropriação de seus temas, personagens e técnicas de escritura, mas como instrumento de protesto contra a subalternidade do sujeito pós-colonial.

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Biografia do Autor

Mail Marques de Azevedo, Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE

Doutorado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana, USP. Professor titular do Curso de
Mestrado e Doutorado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE,
Curitiba, PR

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Publicado em

26 de setembro de 2023

Como Citar

AZEVEDO, M. M. de . William Blake: o gênio oitocentista da intermidialidade como personagem em Mad Girl’s Love Song. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 9, n. 3, p. Port. 140–155 / Eng. 136, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1209. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Dossiê: Intermidialidade e referências intermidiáticas