Sobre a Revista

A  Revista Leia Escola  é o periódico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande. A revista publica textos inéditos que reflitam sobre a linguagem e o ensino, a partir dos seguintes eixos: ensino de literatura e formação de leitores; práticas leitoras e diversidade de gêneros literários;  práticas sociais, históricas e culturais de linguagem; e  ensino de línguas e formação docente.

e-ISSN: 2358-5870

QUALIS: A4 (2017-2020)

ÁREA : LINGUÍSTICA E LITERATURA 

ANO DE CRIAÇÃO: 2012

PERIODICIDADE: Quadrimestral

E-MAIL: leiaescola2010@gmail.com

E-MAIL INSTITUCIONAL: periodico_ppgle@ufcg.edu.br

GOOGLE SCHOLAR Índice h5: 8

CITEFACTOR: 1.5

MLA: 4.4

Edição Atual

v. 25 n. 2 (2025): COLABORAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
					Visualizar v. 25 n. 2 (2025): COLABORAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA  EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
Publicado: 24-11-2025

Apresentação

  • COLABORAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

    Rozana Aparecida Lopes Messias, Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Michael J. Ferreira
    03-08
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.7175

Dossiê

  • TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

    Ana Patrícia Peinado e Silva , Maria Nilvane Fernandes, Maricélia Ferreira dos Santos Paiva
    09-25
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6547
  • LINGUAGEM, TECNOLOGIA E PRÁXIS NO AEE MEDIAÇÕES E CONTRADIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE

    Estevão Barbosa dos Santos, Vania Cristina Marques
    26-42
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6488
  • NARRATIVAS SOBRE TECNOLOGIAS NA TERCEIRA IDADE: VIVÊNCIAS EM TELETANDEM AUTÔNOMO

    Victor César de Oliveira
    43-60
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6508
  • EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS DE ENSINO DE INGLÊS E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS DE EXTENSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA

    Vivian Nádia Ribeiro de Moraes-Caruzzo, Débora Spacini Nakanishi, Sandra Mari Kaneko-Marques
    61-79
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6539
  • FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: EXPERIÊNCIAS INTERCULTURAIS MEDIADAS POR TELECOLABORAÇÃO ENTRE ESTUDANTES BRASILEIROS E ARGENTINOS

    Ana Luzia Videira Parisotto, Rozana Aparecida Lopes Messias, Ana Cecilia Pérez
    80-98
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6544
  • A CIRCULAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO TELETANDEM BREVE ANÁLISE E CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL

    Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho, Fernanda Oliveira, Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos
    99-115
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6578
  • EMOÇÕES E TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DA DESINFORMAÇÃO DIGITAL

    Edielle Santos Moura, Rodrigo Camargo Aragão
    116-130
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6543
  • LETRAMENTO ANTIRRACISTA NA ERA DIGITAL: O PAPEL DO GELEDÉS COMO FERRAMENTA PARA O COMBATE AS IMAGENS DE CONTROLE

    Fabíola Jerônimo Duarte Lira
    131-149
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6550
  • NOVOS LETRAMENTOS NA CULTURA DIGITAL O PADLET COMO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA COLABORATIVA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Anderson Alves da Silva Viveiros, Naziozênio Antonio Lacerda
    150-167
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6506
  • INGLÊS EM JOGO TRILHANDO UM PERCURSO DIDÁTICO RUMO À GAMEDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

    Eduardo Oliveira Sardinha Pires, Cristiane Rosa Lopes; Michely Gomes Avelar
    168-182
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6545
  • QUADRO EM MOVIMENTO: O GÊNERO DISCURSIVO DIGITAL WHITEBOARD ANIMATION E SUAS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

    Fernando Gonçalves de Souza Neto, Filipe Santos Guerra, Márcia Helena de Melo Pereira
    183-200
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6541
  • O EDUCTOK COMO UM GÊNERO DISCURSIVO

    Maria Ariane Santos Amaro da Silva, Manassés Morais Xavier
    201-220
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6514
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO INTRODUTÓRIO DE SISTEMAS DE MEMÓRIA DE TRADUÇÃO PARA APRENDENTES ADULTOS

    Daniel Alves
    221-238
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6451
  • INTEGRAÇÃO CRÍTICA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DDL NO ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS: APLICAÇÕES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO

    Silmara Ribeiro Moscatelli, Paula Tavares Pinto, Luciano Franco da Silva
    239-255
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6546
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E GERAÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO LIMITES DA ESCRITA POR MÁQUINAS

    Zacarias Oliveira Neri, Maria Angélica Freire de Carvalho
    256 -274
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6549
  • AVALIANDO OS AVALIADORES QUÃO EFICIENTES SÃO OS SISTEMAS DE CORREÇÃO AUTOMÁTICA DE REDAÇÕES?

    Ronaldo Martins, Luan Sousa
    275-294
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6493

Resenha

  • GUIA TEÓRICO-PRÁTICO DO INTERCÂMBIO VIRTUAL

    Rosângela de Oliveira
    295-300
    DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6579
Ver Todas as Edições