v. 6 n. 3 (2024): Edição Especial –Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) na Paraíba, Brasil. Centro de Educação e Saúde - UFCG

					Visualizar v. 6 n. 3 (2024): Edição Especial –Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) na Paraíba, Brasil. Centro de Educação e Saúde - UFCG

Apresentação da II Edição Especial de Experiências do PET-Saúde realizadas no âmbito de Cuité e região

 

Esta edição tem como tema Equidade em Saúde no que tange principalmente os trabalhadores e o âmbito do trabalho, bem como, aquilo que pode e tem sido feito junto a usuários dos serviços de saúde, equipes de saúde e na gestão em saúde. A Equidade é dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde, todavia, reconhecer nele as iniquidades em suas diversas ordens (social, cultural, econômica) na saúde precisa englobar o trabalho e todo que a este envolve, incluindo a complexidade do trabalho de saúde, desde a formação até sua vivência cotidiana, os efeitos de estar e ser este profissional, as dificuldades nas práticas em saúde e nos desafios frente as instituições. As desigualdades da raça, gênero e do trabalho se interseccionam também no âmbito do trabalho e da formação em saúde e trazem elementos cruciais para as experiências de integração-ensino-serviço que não podem mais estar ausentes em nenhum espaço institucional de formação, trabalho e vida em nosso país.

Com a edição “Equidade” o Ministério da Saúde objetivou que o PET-Saúde pudesse fortalecer as mudanças e práticas com enfoque em atividades que promovam a criação e ampliação das condições necessárias ao exercício da equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, bem como à valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras do Sistema Único de Saúde. Este objetivo em Cuité e região implica no desenvolvimento de ações em unidades de saúde com perfil urbano e rural, bem como, dentro da gestão em saúde através da sede da IV Gerência Regional de Saúde que tem por abrangência doze municípios do estado da Paraíba.

Esta edição do PET-Saúde em Cuité e região, na Paraíba, é um acúmulo de outras duas edições (Interprofissionalidade 2019 a 2021; Gestão e Assistência 2022-2023). Com esta terceira edição mantém-se o objetivo do programa em ser indutor de mudanças na formação e nas práticas profissionais, sob a ótica da integração ensino-serviço-comunidade. Com vistas a desenvolver experiências junto e a partir do planejamento e organização dos cenários de práticas, acompanhamento das rotinas e cotidianos que junto de alunos em formação, trabalhadores e suas equipes de saúde, a comunidade mantém fortalecendo o cenários do Sistema Único de Saúde como escola, ou seja, ambientes formadores e aprendizagem com vistas ao trabalho multi e interprofissional; com ações de educação em saúde como motes para (re)pensar as práticas cotidianas, e a Educação Permanente em Saúde para a defesa do Sistema Único de Saúde, para pensar nas interseccionalidades das problemáticas sociais e de saúde da população, para a qualificação dos recursos humanos em saúde trilhando as mudanças em práticas institucionais.

 Este material nesta edição especial da Revista Impacto em Extensão, reúne diferentes experiências que foram realizadas no primeiro ano do projeto PET-Saúde, edição Equidade, de maio a dezembro de 2024. O projeto tem duração ate abril de 2026 sendo previsto no Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, instituído pela Portaria GM/MS nº 230, de 07 de março de 2023.

Este edição especial visa valorizar experiências que alinham-se com o reconhecimento que a equidade no/sobre o trabalho implica-se com o cotidiano dos profissionais e das instituições, procurando alternativas para diminuir as fragilidades e encontrando fortalecer aquilo que é o trabalho e a formação em saúde. Os trabalhos foram organizados por eixo temáticos e por ordem alfabética. Os eixos tratam-se de eixos componentes do PET-Saúde Equidade, mas também foram organizados por áreas de interesse e organização do projeto em Cuité e região, valorizando assim as especificidades da proposta desenvolvida.

A organização desta edição representa como é ampla e complexo o PET-Saúde em Cuité e região. Nossa organização parte de cinco grupos tutoriais que foram subdivididos dez grupos tutoriais de aprendizagem (GAT) , sendo cada um deles com pelo menos um professor do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande atuando como coordenadores tutores; um preceptor que se trata de um profissional de nível superior profissional atuante em serviços do Sistema Único de Saúde; quatro estudantes, sendo três dos cursos de graduação em saúde presentes no CES/UFCG, a saber nutrição, enfermagem e farmácia, bem como, um estudante de cursos de ciências humanas ou sociais de cursos da instituição de outros campis universitários da UFCG. Além disso, contamos com uma orientadora de serviço que é apoio nas ações no cenário de uma unidade de saúde com inserção em área rural e a coordenação geral do projeto que se trata de docente da instituição de ensino superior. Este é um projeto com apoio e possibilidade de existência através do Edital SGTES/MS Nº 11, de 16 de novembro de 2023 do Ministério da Saúde através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

Para conhecer mais informações, produções, organização e experiências convidamos aos leitores que conheçam nossas mídias sociais, podcast, canal de vídeo e site oficial.

Em nome de todos que compõem este projeto agradeço seu interesse em conhecer estas experiências e espera-se que possamos contribuir com você leitor!

Agradeço a todos os parceiros e a equipe envolvida pelos trabalhos de reconhecimento e valorização do trabalho no e para o Sistema Único de Saúde!

  Desejo uma boa leitura!

 

Gracielle Malheiro dos Santos (CES/UFCG)

Coordenação do Projeto -PET-Saúde Equidade. Projeto: “Equidade, cuidado e valorização no Curimataú Paraibano: da formação às práticas profissionais”, 11ª Edição - Equidade com as parcerias: Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, Secretaria Municipal de Saúde de Cuité, na Paraíba e IV Gerência Regional de Saúde (IV GRS) da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, sede em Cuité, na Paraíba

Organizadores:

Gracielle Malheiro dos Santos

 

Editor- geral

Gracielle Malheiro dos Santos

 

Revisão final

Gracielle Malheiro dos Santos

 

Realização e apoio institucional

  • Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde projeto “Equidade, cuidado e valorização no Curimataú Paraibano: da formação às práticas profissionais”, 11ª Edição - Equidade com as parcerias: Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, Secretaria Municipal de Saúde de Cuité, na Paraíba e IV Gerência Regional de Saúde (IV GRS) da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, sede em Cuité, na Paraíba
  • Pró- Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande
  • Ministério da Saúde através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) pelo  Edital SGTES/MS Nº 11, de 16 de novembro de 2023.

 

Avaliadores/ Revisores

Todos os trabalhos foram revisados quanto as questões linguisticas, normas e em seu conteúdo pelos orientadores de seus trabalhos, passando por revisão final quanto a editoração e conteúdo.

 

Publicado em: 7 de abril de 2025

Acolhimento e valorização às trabalhadoras e futuras trabalhadoras da saúde no processo de maternagem e acolhimento e valorização de homens trans e outras pessoas que gestam

Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, saúde mental e as violências relacionadas ao trabalho na saúde

Educação Permanente em Saúde/ Educação em saúde com temas/metodologias variadas/ Intersetorialidade e o PET-Saúde; Trabalho e Formação em saúde

Educação em Saúde e Avaliação de Políticas Públicas na Atenção Básica

Territorialização e mapeamento de territórios em saúde/ Violências e Saúde Mental