INDICADORES SOCIOECONÔMICOS E DE SAÚDE NO SERIDÓ PARAIBANO
Resumo
A microrregião do Seridó Oriental Paraibano, localizada na mesorregião da Borborema, é composta por 12 municípios (Baraúna; Barra de Santa Rosa; Cubati; Cuité; Damião; Frei Martinho; Nova Floresta; Nova Palmeira; Pedra Lavrada; Picuí; São Vicente do Seridó e Sossego) que, apesar de sua rica diversidade cultural e histórica, enfrentam desafios socioeconômicos significativos. Caracterizada por um clima semiárido e uma economia dependente da agropecuária, com destaque para a criação de gado e o cultivo de produtos como milho e feijão, a região experimenta dificuldades estruturais que afetam diretamente a qualidade de vida de sua população (SOUZA, 2023; IBGE, 2022). A baixa urbanização, somada à escassez de recursos hídricos e à fragilidade na infraestrutura, como o saneamento básico, impacta o desenvolvimento local e a capacidade de acesso a serviços essenciais, como saúde e educação (SILVA, et al., 2023). Além disso, o Seridó Oriental Paraibano apresenta indicadores de saúde, como a mortalidade infantil e o controle de doenças crônicas, que refletem os desafios na oferta e gestão de serviços públicos. A educação também é afetada por desigualdades entre os municípios, com variações significativas na qualidade do ensino (COSTA, 2023). Esses aspectos, aliados à dependência de setores econômicos pouco diversificados, como a agropecuária de subsistência, evidenciam a vulnerabilidade social e econômica da região, o que demanda a implementação urgente de políticas públicas eficazes e adaptadas às particularidades locais (BRASIL, 2022). Assim, buscou compreender de maneira mais detalhada os indicadores socioeconômicos da microrregião, para que se possam formular estratégias que enfrentem suas principais fragilidades e desafios, propondo soluções que busquem mitigar as desigualdades regionais fomentando o desenvolvimento de políticas públicas focadas na melhoria das condições de saúde, educação e infraestrutura.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Categorias
Licença
© 2025 Isabelle Cavalcanti Pergentino da Silva, Lucas Cavalcante Oliveira, Hadah Maria Dantas de Mello, Gerlane dos Santos Santos, Monique Dantas Silva, Clemilson Antonio da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.