INDICADORES SOCIOECONÔMICOS E DE SAÚDE NO SERIDÓ PARAIBANO

Autores

  • Isabelle Cavalcanti Pergentino da Silva UFCG
  • Lucas Cavalcante Oliveira UFCG
  • Hadah Maria Dantas de Mello UFCG
  • Gerlane dos Santos Mello UFCG
  • Monique Dantas Silva UFCG
  • Clemilson Antonio da Silva UFCG
Palavras-chave: Indicadores socioeconômicos, Seridó Oriental Paraibano, Desigualdades regionais, Políticas públicas, Desenvolvimento sustentável.

Resumo

A microrregião do Seridó Oriental Paraibano, localizada na mesorregião da Borborema, é composta por 12 municípios (Baraúna; Barra de Santa Rosa; Cubati; Cuité; Damião; Frei Martinho; Nova Floresta; Nova Palmeira; Pedra Lavrada; Picuí; São Vicente do Seridó e Sossego) que, apesar de sua rica diversidade cultural e histórica, enfrentam desafios socioeconômicos significativos. Caracterizada por um clima semiárido e uma economia dependente da agropecuária, com destaque para a criação de gado e o cultivo de produtos como milho e feijão, a região experimenta dificuldades estruturais que afetam diretamente a qualidade de vida de sua população (SOUZA, 2023; IBGE, 2022). A baixa urbanização, somada à escassez de recursos hídricos e à fragilidade na infraestrutura, como o saneamento básico, impacta o desenvolvimento local e a capacidade de acesso a serviços essenciais, como saúde e educação (SILVA, et al., 2023). Além disso, o Seridó Oriental Paraibano apresenta indicadores de saúde, como a mortalidade infantil e o controle de doenças crônicas, que refletem os desafios na oferta e gestão de serviços públicos. A educação também é afetada por desigualdades entre os municípios, com variações significativas na qualidade do ensino (COSTA, 2023). Esses aspectos, aliados à dependência de setores econômicos pouco diversificados, como a agropecuária de subsistência, evidenciam a vulnerabilidade social e econômica da região, o que demanda a implementação urgente de políticas públicas eficazes e adaptadas às particularidades locais (BRASIL, 2022). Assim, buscou compreender de maneira mais detalhada os indicadores socioeconômicos da microrregião, para que se possam formular estratégias que enfrentem suas principais fragilidades e desafios, propondo soluções que busquem mitigar as desigualdades regionais fomentando o desenvolvimento de políticas públicas focadas na melhoria das condições de saúde, educação e infraestrutura.

Downloads

Downloads

Publicado em

4 de abril de 2025

Como Citar

SILVA, I. C. P. da; OLIVEIRA, L. C.; MELLO, H. M. D. de; MELLO, G. dos S.; SILVA, M. D.; SILVA, C. A. da. INDICADORES SOCIOECONÔMICOS E DE SAÚDE NO SERIDÓ PARAIBANO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 6, n. 3, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/6340. Acesso em: 18 abr. 2025.

Seção

Educação em Saúde e Avaliação de Políticas Públicas na Atenção Básica

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)