O PET-SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA IV GERÊNCIA DE SAÚDE
Resumo
O Plano Nacional de Extensão Universitária, fomentado no início dos anos 2000, menciona que as atividades de extensão são realizadas por várias áreas de conhecimento, apresentando diferentes estratégias. Essas atividades constituem-se em um dos pilares da tríade ensino-pesquisa-extensão, favorecendo que discentes e docentes adquiram habilidades, competências e atitude crítica-reflexiva para atuarem junto à comunidade [1]. Desta forma, a aproximação universidade-comunidade, com interlocução de saberes, estabelece contribuições para o aprofundamento da cidadania, fortalecimento da autonomia e a transformação social [2].
O PET-Saúde: “Equidade, cuidado e valorização no Curimataú Paraibano: da formação às práticas profissionais”, tem como objetivo geral contribuir com a valorização do trabalho e da formação em saúde e com a modificação das estruturas racista, machista, etarista, entre tantas outras que operam na divisão do trabalho na saúde, preparando profissionais para o enfrentamento das diversas formas de violências relacionadas ao trabalho na saúde e dando condições às diversas formas possíveis de maternagem e cuidado de si/outro.
Ante o exposto, o referido resumo busca descrever as diversas atividades desenvolvidas dentro do cenário da 4º Gerência Regional de Saúde (GRS), na cidade de Cuité-PB, cumprindo com os objetivos do Eixo 3 que tem como tema: “maternagem e acolhimento”, e alguns dos seguintes objetivos: mapear as problemáticas que envolvem a rede de serviços de saúde que envolvem a maternagem do município, na região de saúde e outros; desenvolver e problematizar sobre a adoção e a implementação de ambiência acolhedora para as mulheres cis, mulheres trans, travestis, homens trans e outras pessoas gestantes e lactentes dentro da instituição de trabalho; desenvolver as experiências/momentos de acolhimento diante de possíveis violências e atos discriminatórios sofridos no trabalho; desenvolver ações de Educação Popular em Saúde (EPS) com trabalhadoras(es) e futuras (os) trabalhadores do SUS no tema do eixo, entre outros.
As ações realizadas pelo grupo de trabalho do eixo maternagem e acolhimento baseado na 4a GRS tiveram como participantes alunos da Universidade Federal de Campina Grande dos cursos de graduação de Enfermagem, Nutrição, Farmácia e História, sob a orientação da Coordenadora do programa, Preceptora e Tutora/Apoiadora institucional. Diante desse contexto, o presente trabalho busca relatar experiências de extensão universitária desenvolvidas e vivenciadas pelo projeto de extensão intitulado Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde), o qual tem como principal finalidade promover a integração entre o ensino, serviço e comunidade, buscando fortalecer a formação de profissionais de saúde, estimulando o trabalho multidisciplinar por meio de ações que atendam os princípios éticos do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de contribuir para a melhoria dos serviços ofertados à população.
Downloads
Referências
SANTANA, Regis Rodrigues et al. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educação & Realidade, Porto Alegre, ano 2021, v. 46, n. 2, ed. 98702, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/qX3KBJghtJpHQrDZzG4b8XB/. Acesso em: 15 jan. 2025.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária / elaborado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. 2012.
PINHEIRO, J. V.; NARCISO, C. S. A importância da inserção de atividades de extensão universitária para o desenvolvimento profissional. Revista Extensão & Sociedade, v. 14, n. 2, 31 dez. 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/28993>
SILVA, L. M. DA et al. Pesquisa-ação: promovendo educação em saúde com adolescentes sobre infecção sexualmente transmissível. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 11, n. 9, p. 3642–3649, 22 set. 2017.
MIRA, L. M. Q; BARRETO, R. M. A; VASCONCELOS, M. I. O. Impacto do PET- saúde na formação profissional: uma revisão integrativa. Revista Baiana de saúde.
SOBRINHO, T. A. O. et al. Vista do Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e Desafios. nov. 2011. Disponível em: <https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/37/37>.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2025 Adrizia Ferreira dos Santos, Alandson Antôny de Medeiros Costa2, Isabela Gonçalves da Silva, Taís Martins de Sousa, Gislaynne da Silva Barbosa, Yonara Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.