O PET-SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA IV GERÊNCIA DE SAÚDE

Autores

  • Adrizia Ferreira dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Alandson Antôny de Medeiros Costa2 Universidade Federal de Campina Grande
  • Isabela Gonçalves da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Taís Martins de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Gislaynne da Silva Barbosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Yonara Oliveira UFCG
Palavras-chave: Educação e Saúde, PET - Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS)

Resumo


O Plano Nacional de Extensão Universitária, fomentado no início dos anos 2000, menciona que as atividades de extensão são realizadas por várias áreas de conhecimento, apresentando diferentes estratégias. Essas atividades constituem-se em um dos pilares da tríade ensino-pesquisa-extensão, favorecendo que discentes e docentes adquiram habilidades, competências e atitude crítica-reflexiva para atuarem junto à comunidade [1]. Desta forma, a aproximação universidade-comunidade, com interlocução de saberes, estabelece contribuições para o aprofundamento da cidadania, fortalecimento da autonomia e a transformação social [2].
O PET-Saúde: “Equidade, cuidado e valorização no Curimataú Paraibano: da formação às práticas profissionais”, tem como objetivo geral contribuir com a valorização do trabalho e da formação em saúde e com a modificação das estruturas racista, machista, etarista, entre tantas outras que operam na divisão do trabalho na saúde, preparando profissionais para o enfrentamento das diversas formas de violências relacionadas ao trabalho na saúde e dando condições às diversas formas possíveis de maternagem e cuidado de si/outro.
Ante o exposto, o referido resumo busca descrever as diversas atividades desenvolvidas dentro do cenário da 4º Gerência Regional de Saúde (GRS), na cidade de Cuité-PB, cumprindo com os objetivos do Eixo 3 que tem como tema: “maternagem e acolhimento”, e alguns dos seguintes objetivos: mapear as problemáticas que envolvem a rede de serviços de saúde que envolvem a maternagem do município, na região de saúde e outros; desenvolver e problematizar sobre a adoção e a implementação de ambiência acolhedora para as mulheres cis, mulheres trans, travestis, homens trans e outras pessoas gestantes e lactentes dentro da instituição de trabalho; desenvolver as experiências/momentos de acolhimento diante de possíveis violências e atos discriminatórios sofridos no trabalho; desenvolver ações de Educação Popular em Saúde (EPS) com trabalhadoras(es) e futuras (os) trabalhadores do SUS no tema do eixo, entre outros.
As ações realizadas pelo grupo de trabalho do eixo maternagem e acolhimento baseado na 4a GRS tiveram como participantes alunos da Universidade Federal de Campina Grande dos cursos de graduação de Enfermagem, Nutrição, Farmácia e História, sob a orientação da Coordenadora do programa, Preceptora e Tutora/Apoiadora institucional. Diante desse contexto, o presente trabalho busca relatar experiências de extensão universitária desenvolvidas e vivenciadas pelo projeto de extensão intitulado Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde), o qual tem como principal finalidade promover a integração entre o ensino, serviço e comunidade, buscando fortalecer a formação de profissionais de saúde, estimulando o trabalho multidisciplinar por meio de ações que atendam os princípios éticos do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de contribuir para a melhoria dos serviços ofertados à população.

 

Downloads

Referências

SANTANA, Regis Rodrigues et al. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educação & Realidade, Porto Alegre, ano 2021, v. 46, n. 2, ed. 98702, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/qX3KBJghtJpHQrDZzG4b8XB/. Acesso em: 15 jan. 2025.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária / elaborado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. 2012.

PINHEIRO, J. V.; NARCISO, C. S. A importância da inserção de atividades de extensão universitária para o desenvolvimento profissional. Revista Extensão & Sociedade, v. 14, n. 2, 31 dez. 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/28993>

SILVA, L. M. DA et al. Pesquisa-ação: promovendo educação em saúde com adolescentes sobre infecção sexualmente transmissível. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 11, n. 9, p. 3642–3649, 22 set. 2017.

MIRA, L. M. Q; BARRETO, R. M. A; VASCONCELOS, M. I. O. Impacto do PET- saúde na formação profissional: uma revisão integrativa. Revista Baiana de saúde.

SOBRINHO, T. A. O. et al. Vista do Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e Desafios. nov. 2011. Disponível em: <https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/37/37>.

Downloads

Publicado em

4 de abril de 2025

Como Citar

FERREIRA DOS SANTOS, A.; DE MEDEIROS COSTA, A. A. .; GONÇALVES DA SILVA, I.; MARTINS DE SOUSA, T.; DA SILVA BARBOSA, G. .; OLIVEIRA, Y. O PET-SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA IV GERÊNCIA DE SAÚDE. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 6, n. 3, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/6306. Acesso em: 17 abr. 2025.

Seção

Acolhimento e valorização às trabalhadoras e futuras trabalhadoras da saúde no processo de maternagem e acolhimento e valorização de homens trans e outras pessoas que gestam

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.