EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA RODA DE CONVERSA EM UM AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Larissa da Silva Queiroz Universidade Federal de Campina Grande
  • Cecília Rodrigues Souza Neta Universidade Federal de Campina Grande
  • Glenda Maria Guimarães Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Evelym Fernanda Costa do Nascimento UFCG
  • Edjancley Teixeira de Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Gracielle Malheiros dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Bruna Braga Dantas Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Educação Sexual, Ações educativas, Espaço escolar, IST’s, Gravidez, Adolescência, Acesso à Informação de Saúde

Resumo

As práticas de educação em saúde são guiadas por políticas públicas, que consideram nas ações desenvolvidas, a necessidade daqueles indivíduos e favorece a oferta de serviços, saberes e práticas para a construção de saúde (1). Diante disso, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde) e o Programa Saúde na Escola (PSE) integram educação e saúde a fim de colaborar na formação dos estudantes com ações que ofereçam promoção e prevenção em saúde, como a educação sexual (2).
Temas que envolvem orientações para sexualidade se fazem fundamentais, tendo em vista que ainda é um assunto que enfrenta muitos entraves, além disso, desempenha um papel importante na promoção e facilitação de uma compreensão mais ampla para indivíduos que estão iniciando ou já vivenciam uma vida sexual ativa, assegurando que todas as práticas sejam conduzidas de forma segura. A educação sexual é essencial para que o adolescente reconheça o suporte oferecido por adultos de referência, como familiares, educadores e profissionais de saúde, possibilitando o compartilhamento de informações relevantes sobre o tema e promovendo o desenvolvimento de uma sexualidade saudável, livre de dúvidas e inseguranças (3). A priori, educar sexualmente consiste em oferecer condições para que as pessoas assumam seu corpo e sua sexualidade com atitudes positivas, livres de medo, preconceitos, culpas, vergonha, bloqueios ou tabus (4), objetivando esclarecer e informar sobre questões relacionadas ao corpo e ao sexo.
Por isso, foi desenvolvida pelos integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), uma roda de conversa com uma abordagem interdisciplinar e multiprofissional com a temática: "Educação Sexual: Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Gravidez Indesejada" aos estudantes do ensino médio, onde um dos maiores desafios foi falar de maneira didática, clara e objetiva, bem como, a experiência rendeu uma nova perspectiva e um olhar ampliado dentro da formação profissional de cada membro do PET-Saúde que participou do momento, pois durante o diálogo, cada um foi capaz de lidar sobre o assunto dentro da sua área de trabalho, tendo em vista que a equipe é composta por profissionais em formações de áreas distintas e claro, mesclar saberes. Além disso, a troca de saberes durante essa atividade, reforçou a importância do espaço escolar no auxílio, de maneira positiva, para o ensino sobre a sexualidade, por ser um ambiente onde o adolescente passa grande parte do seu tempo e ser um ambiente de aprendizagem (5). Assim, mediar a discussão sobre mudanças fisiológicas associadas ao amadurecimento sexual, a
importância do uso correto de contraceptivos para prevenção de ISTs e para evitar gravidez não planejada, pode promover significativa aprendizagem, que ultrapassa os ambientes convencionais da sala de aula.
Por fim, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por integrantes do projeto PET-Saúde durante uma roda de conversa realizada na “I Semana de Saúde na Escola” na Escola Cidadã Integral e Técnica (ECIT) Jornalista José Itamar da Rocha Candido, em Cuité-PB, com estudantes do ensino médio. A atividade teve como foco a educação sexual, abordando a prevenção de ISTs e gravidez indesejada, além de estimular a troca de saberes entre profissionais em formação e estudantes do ensino médio.

Downloads

Downloads

Publicado em

4 de abril de 2025

Como Citar

QUEIROZ, L. da S.; NETA, C. R. S.; SILVA, G. M. G.; DO NASCIMENTO, E. F. C.; LIMA, E. T. de .; SANTOS, G. M. dos; DANTAS, B. B. . EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA RODA DE CONVERSA EM UM AMBIENTE ESCOLAR. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 6, n. 3, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/6274. Acesso em: 18 abr. 2025.

Seção

Acolhimento e valorização às trabalhadoras e futuras trabalhadoras da saúde no processo de maternagem e acolhimento e valorização de homens trans e outras pessoas que gestam

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)