AÇÃO CONECTANDO-SE: CONVERSAS QUE SALVAM VIDAS, UM RELATO DE PROMOÇÃO A SAÚDE MENTAL

Autores

  • Igor Renner Medeiros Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Jéssica Letícia Diniz Gomes dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Jose Karlos Eduardo Santos Ferreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Larissa da Silva Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana da Costa Silva França Universidade Federal de Campina Grande
  • Cínthia Caroline Alves Marques Universidade Federal de Campina Grande
  • Gracielle Malheiros dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Egberto Santos Carmo UFCG

Palavras-chave:

Educação em saúde, Sa´úde mental, Saúde coletiva

Resumo

A saúde mental é um tema que exige atenção e um olhar cuidadoso, especialmente diante do crescente número de pessoas que enfrentam problemas relacionados a essa área. No Brasil, dois meses são especialmente dedicados a essa temática: o janeiro Branco e o setembro Amarelo. Essas campanhas visam ressaltar a importância do cuidado com a saúde mental e combater os estigmas associados a ela. É importante destacar que a saúde mental constitui um determinante social de saúde, reforçando sua relevância no contexto das políticas públicas e na promoção do bem-estar da população [1].

A discussão desse tema torna-se indispensável por meio de uma abordagem interdisciplinar e educativa. O cuidado interdisciplinar é fundamental, pois promove a integração e a interseção de diversos saberes, permitindo a superação do modelo biomédico tradicional. Além disso, as ações educativas configuram-se como uma metodologia eficaz para abordar temas que dialogam diretamente com a realidade de diferentes grupos, facilitando e promovendo uma compreensão mais ampla e acessível do conteúdo em questão [2].

Nesse contexto, destaca-se o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), o qual conta com a participação de cursos das áreas da saúde e das ciências humanas, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem como principal objetivo qualificar e integrar o ensino, o serviço e a comunidade, promovendo a capacitação contínua dos profissionais que atuam na área da saúde, além de ampliar e enriquecer o conhecimento dos estudantes de cursos do ensino superior, fortalecendo a formação acadêmica e prática [3].

No que tange à importância deste estudo, o relato de experiência traz consigo uma compreensão mais aprofundada das metodologias aplicadas durante a atividade, contribuindo significativamente para futuros interessados em replicar essa ação em diferentes cenários e contextos. Ademais, promove a disseminação do conteúdo de forma a enriquecer o conhecimento e fortalecer práticas semelhantes no campo da saúde mental [4].

Diante do exposto, o objetivo do presente estudo consiste em relatar a experiência adquirida por meio da realização dessa ação voltada à promoção da saúde mental da comunidade da unidade de saúde Retiro/Batentes, destacando, de maneira enfática, a relevância da valorização da vida como elemento central para a prevenção e o cuidado em saúde.

 

 

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Referências

CINTRA, Joanna Darc de Souza; FREITAS, Ana Carina Cavalcanti de; SANTACRUZ, Lusanira Maria da Fonseca de. “Cartões positivos”: relato de experiência de promoção à saúde mental. Cadernos ESP, v. 17, n. 1, p. e1763-e1763, 2023.

GIACOMINI, Eduardo; RIZZOTTO, Maria Lucia Frizon. Interdisciplinaridade nas práticas de cuidado em saúde mental: uma revisão integrativa de literatura. Saúde em Debate, v. 46, n. spe6, p. 261-280, 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 421, de 3 de março de 2010. Institui o Programa Nacional de Promoção da Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 mar. 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/pri0421_03_03_2010.html. Acesso em: 12 jan. 2025.

JANSEN, Raphaella Castro; et al. Arteterapia na promoção da saúde mental: relato de experiência. Revista de Enfermagem UFPI, v. 10, e805, 2021.

COSCRATO, Gisele; PINA, Juliana Coelho; MELLO, Débora Falleiros de. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 257-263, 2010.

CUNHA, Alcione Brasileiro Oliveira; VIEIRA-DA-SILVA, Lígia Maria. Acessibilidade aos serviços de saúde em um município do Estado da Bahia, Brasil, em gestão plena do sistema. Cadernos de Saúde Pública, v. 26, p. 725-737, 2010.

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Publicado

04-04-2025

Como Citar

SILVA, Igor Renner Medeiros; SANTOS, Jéssica Letícia Diniz Gomes dos; FERREIRA, Jose Karlos Eduardo Santos; SANTOS, Larissa da Silva; FRANÇA, Adriana da Costa Silva; MARQUES, Cínthia Caroline Alves; SANTOS, Gracielle Malheiros dos; CARMO, Egberto Santos. AÇÃO CONECTANDO-SE: CONVERSAS QUE SALVAM VIDAS, UM RELATO DE PROMOÇÃO A SAÚDE MENTAL. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 4, n. 3, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/6277. Acesso em: 5 dez. 2025.

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