AÇÃO CONECTANDO-SE: CONVERSAS QUE SALVAM VIDAS, UM RELATO DE PROMOÇÃO A SAÚDE MENTAL
Resumo
A saúde mental é um tema que exige atenção e um olhar cuidadoso, especialmente diante do crescente número de pessoas que enfrentam problemas relacionados a essa área. No Brasil, dois meses são especialmente dedicados a essa temática: o janeiro Branco e o setembro Amarelo. Essas campanhas visam ressaltar a importância do cuidado com a saúde mental e combater os estigmas associados a ela. É importante destacar que a saúde mental constitui um determinante social de saúde, reforçando sua relevância no contexto das políticas públicas e na promoção do bem-estar da população [1].
A discussão desse tema torna-se indispensável por meio de uma abordagem interdisciplinar e educativa. O cuidado interdisciplinar é fundamental, pois promove a integração e a interseção de diversos saberes, permitindo a superação do modelo biomédico tradicional. Além disso, as ações educativas configuram-se como uma metodologia eficaz para abordar temas que dialogam diretamente com a realidade de diferentes grupos, facilitando e promovendo uma compreensão mais ampla e acessível do conteúdo em questão [2].
Nesse contexto, destaca-se o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), o qual conta com a participação de cursos das áreas da saúde e das ciências humanas, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem como principal objetivo qualificar e integrar o ensino, o serviço e a comunidade, promovendo a capacitação contínua dos profissionais que atuam na área da saúde, além de ampliar e enriquecer o conhecimento dos estudantes de cursos do ensino superior, fortalecendo a formação acadêmica e prática [3].
No que tange à importância deste estudo, o relato de experiência traz consigo uma compreensão mais aprofundada das metodologias aplicadas durante a atividade, contribuindo significativamente para futuros interessados em replicar essa ação em diferentes cenários e contextos. Ademais, promove a disseminação do conteúdo de forma a enriquecer o conhecimento e fortalecer práticas semelhantes no campo da saúde mental [4].
Diante do exposto, o objetivo do presente estudo consiste em relatar a experiência adquirida por meio da realização dessa ação voltada à promoção da saúde mental da comunidade da unidade de saúde Retiro/Batentes, destacando, de maneira enfática, a relevância da valorização da vida como elemento central para a prevenção e o cuidado em saúde.
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Referências
CINTRA, Joanna Darc de Souza; FREITAS, Ana Carina Cavalcanti de; SANTACRUZ, Lusanira Maria da Fonseca de. “Cartões positivos”: relato de experiência de promoção à saúde mental. Cadernos ESP, v. 17, n. 1, p. e1763-e1763, 2023.
GIACOMINI, Eduardo; RIZZOTTO, Maria Lucia Frizon. Interdisciplinaridade nas práticas de cuidado em saúde mental: uma revisão integrativa de literatura. Saúde em Debate, v. 46, n. spe6, p. 261-280, 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 421, de 3 de março de 2010. Institui o Programa Nacional de Promoção da Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 mar. 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/pri0421_03_03_2010.html. Acesso em: 12 jan. 2025.
JANSEN, Raphaella Castro; et al. Arteterapia na promoção da saúde mental: relato de experiência. Revista de Enfermagem UFPI, v. 10, e805, 2021.
COSCRATO, Gisele; PINA, Juliana Coelho; MELLO, Débora Falleiros de. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 257-263, 2010.
CUNHA, Alcione Brasileiro Oliveira; VIEIRA-DA-SILVA, Lígia Maria. Acessibilidade aos serviços de saúde em um município do Estado da Bahia, Brasil, em gestão plena do sistema. Cadernos de Saúde Pública, v. 26, p. 725-737, 2010.
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