A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NA APLICAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Alessandra Marques Lima Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Ellen Araújo Dantas UFCG
  • Ana Virgília Lima Campos UFCG
  • Elyze Gabriely de Lima Santos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Leandro Demetrius Silva Santos UFCG
  • Maria Alicya Silva UFCG
  • Maria Clara Casado de Farias UFCG
  • Maria Clara Morais da Silva UFCG
  • Jessyka Galvão UFCG
  • Fabiana Maria Rodrigues Lopes de Oliveira UFCG
  • Deborah Dornellas Ramos UFCG
  • Raphaela Veloso Rodrigues Dantas UFCG
Palavras-chave: PET - Saúde, Saúde Mental, Saúde emocional, Acolhimento, Estudantes

Resumo

O presente relato aborda a experiência do Grupo de Aprendizagem Tutorial E-Multi, vinculado ao PET-Saúde, em uma ação de promoção da saúde mental na Escola EMEF Julieta de Lima e Costa, em Cuité-PB. Motivada pela necessidade de criar um ambiente escolar mais acolhedor, a iniciativa envolveu dinâmicas interativas com estudantes de 8 a 14 anos, visando fortalecer o cuidado emocional.
Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. As vivências incluíram rodas de conversa, atividades lúdicas e a “Dinâmica do Papel”, na qual alunos expressavam preocupações e sugeriam soluções. Também foi utilizada a referência do filme Divertidamente para explorar emoções.
Os resultados destacaram a participação ativa dos estudantes, que refletiram sobre suas emoções e preocupações, embora alguns demonstrassem dificuldade em se expressar. As atividades geraram impacto positivo, promovendo o autoconhecimento e a conscientização sobre a importância de buscar apoio emocional.
Conclui-se que abordar saúde mental de forma acessível e prática é essencial para o desenvolvimento integral dos alunos. A experiência reforçou a necessidade de continuidade das ações e a relevância da articulação entre saúde e educação para uma formação mais cidadã e inclusiva.

Downloads

Referências

Vista do v. 3 n. 2 (2023): Edição Especial – Integração ensino-serviço-comunidade através da

formação em saúde Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) na Paraíba, Brasil Vigência 2022 -

MARTINS, A. C. S. et al. Tecendo cuidados e semeando saúde: experiências e relatos inspiradores de atenção primária.

Agron Food Academy, , 17 jul. 2023.

TASSONI, Elvira Cristina Martins; LEITE, Sergio Antonio da Silva. Um estudo sobre emoções e sentimentos na

aprendizagem escolar. Comunicações, v. 18, n. 2, p. 79-91, 2011.

RUMOR, P. C. F. et al. Programa Saúde na Escola: potencialidades e limites da articulação intersetorial para promoção da

saúde infantil. Saúde em Debate, v. 46, n. spe3, p. 116–128, 2022.

PSE - ADESÃO. Disponível em: <https://sisaps.saude.gov.br/pse/>. Acesso em: 16 jan. 2025.

Downloads

Publicado em

4 de abril de 2025

Como Citar

LIMA, A. M. L.; DANTAS, E. A. .; CAMPOS, A. V. L.; SANTOS, . E. G. de L. S.; SANTOS, L. D. S. .; SILVA, . M. A. .; DE FARIAS, . M. C. C. .; DA SILVA, . M. C. M. .; GALVÃO, J. .; DE OLIVEIRA, . F. M. R. L. .; RAMOS, D. D. .; DANTAS, R. V. R. . A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NA APLICAÇÃO EDUCACIONAL. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 6, n. 3, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/6270. Acesso em: 18 abr. 2025.

Seção

Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS Gênero, Identidade de Gênero, Sexualidade, Raça, Etnia, Deficiências e as interseccionalidades no Trabalho na Saúde

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)