DESCOBRINDO A CULTURA MARCIAL CHINESA, EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO PROJETO CULTURA MARCIAL CHINESA: HISTÓRIA, COSTUMES E A PRÁTICA DO KUNG FU NO BRASIL

Autores

  • Cleyson Pinheiro Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • Emanuel Messias Silva do Nascimento Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Alex Souza Felix Universidade Federal de Campina Grande
  • Raí de Melo Porto Universidade Federal de Campina Grande
  • José Otávio Aguiar Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

dinastia Ming, Kung -Fu, cultura chinesa, método artístico, elementos históricos

Resumo

As artes marciais chinesas constituem uma síntese da civilização chinesa. Forjadas a partir do declínio da dinastia Ming (séc. XVI) a partir de elementos mais antigos, elas constituem um tesouro que, ao longo do século XX, foi compartilhado com o mundo. A sociedade brasileira recebeu e cultivou as tradições das artes marciais, que são objeto de grande interesse entre nós há mais de cinquenta anos. Ao decorrer do tempo, o Kung-Fu foi absorvendo e enriqueceu seu conteúdo com diversos componentes da cultura chinesa, conglomerado elementos históricos, marciais, terapêuticos, folclóricos e filosóficos. O projeto “Cultura Marcial Chinesa: história, costumes e a prática do Kung Fu no Brasil” buscou oportunizar ao discente de graduação em História da UFCG e também do IFPB a ampliação do aprendizado sobre a cultura, história e arte marcial chinesa, associados à prática do Kung Fu como método artístico, filosófico e marcial do conhecimento milenar chinês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-05-2023

Como Citar

BEZERRA, Cleyson Pinheiro; LIMA, Emanuel Messias Silva do Nascimento; FELIX, Alex Souza; PORTO, Raí de Melo; AGUIAR, José Otávio. DESCOBRINDO A CULTURA MARCIAL CHINESA, EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO PROJETO CULTURA MARCIAL CHINESA: HISTÓRIA, COSTUMES E A PRÁTICA DO KUNG FU NO BRASIL. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/543. Acesso em: 18 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.