DESCOBRINDO A CULTURA MARCIAL CHINESA, EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO PROJETO CULTURA MARCIAL CHINESA: HISTÓRIA, COSTUMES E A PRÁTICA DO KUNG FU NO BRASIL

Autores

  • Cleyson Pinheiro Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • Emanuel Messias Silva do Nascimento Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Alex Souza Felix Universidade Federal de Campina Grande
  • Raí de Melo Porto Universidade Federal de Campina Grande
  • José Otávio Aguiar Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: dinastia Ming, Kung -Fu, cultura chinesa, método artístico, elementos históricos

Resumo

As artes marciais chinesas constituem uma síntese da civilização chinesa. Forjadas a partir do declínio da dinastia Ming (séc. XVI) a partir de elementos mais antigos, elas constituem um tesouro que, ao longo do século XX, foi compartilhado com o mundo. A sociedade brasileira recebeu e cultivou as tradições das artes marciais, que são objeto de grande interesse entre nós há mais de cinquenta anos. Ao decorrer do tempo, o Kung-Fu foi absorvendo e enriqueceu seu conteúdo com diversos componentes da cultura chinesa, conglomerado elementos históricos, marciais, terapêuticos, folclóricos e filosóficos. O projeto “Cultura Marcial Chinesa: história, costumes e a prática do Kung Fu no Brasil” buscou oportunizar ao discente de graduação em História da UFCG e também do IFPB a ampliação do aprendizado sobre a cultura, história e arte marcial chinesa, associados à prática do Kung Fu como método artístico, filosófico e marcial do conhecimento milenar chinês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

31 de maio de 2023

Como Citar

BEZERRA, C. P. .; LIMA, . E. M. S. do N. .; FELIX, A. S. .; PORTO, R. de M. .; AGUIAR, J. O. . DESCOBRINDO A CULTURA MARCIAL CHINESA, EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO PROJETO CULTURA MARCIAL CHINESA: HISTÓRIA, COSTUMES E A PRÁTICA DO KUNG FU NO BRASIL. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/543. Acesso em: 22 maio. 2024.

Seção

Educação

Categorias