JOGOS E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

O RPG NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Alex Souza Felix UFCG
  • Andréa Maria da Silva UFCG
  • Dayane Veloso Santos UFCG
  • Epitácio Lima Barbosa Júnior UFCG
  • Pedro Henrique Silva dos Santos UFCG
  • Eduardo Roberto Jordão Knack UFCG
Palavras-chave: Jogos, Role Playing Game, educação histórica

Resumo

O presente projeto de extensão empregou o Role Playing-Game (RPG) A Bandeira do Elefante e da Arara (ABEA), um sistema/cenário que toma o passado colonial brasileiro como tema com objetivo de produzir jogos para serem ministrados em escolas de ensino básico (séries finais do ensino fundamental e ensino médio). Os jogos de RPG elaborados pela equipe foram ministrados pelos bolsistas e pelo coordenador do projeto, tendo como base o sistema/cenário ABEA, mas explorando temas da história, do patrimônio cultural e do folclore paraibano e brasileiro. Tanto a análise das obras de RPG, como a produção dos jogos por parte da equipe do projeto tem como base teórica e metodológica os pressupostos da educação histórica, trabalhando a partir de conceitos como cultura, consciência e formação histórica. Dessa forma, a linha do projeto é Educação e o objetivo de desenvolvimento sustentável Educação de Qualidade é contemplado na proposta

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Publicado em

19 de junho de 2024

Como Citar

FELIX, A. S. .; SILVA, A. M. da .; SANTOS, D. V. .; JÚNIOR, E. L. B. .; SANTOS, P. H. S. dos .; KNACK, E. R. J. . JOGOS E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O RPG NO ENSINO DE HISTÓRIA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2486. Acesso em: 17 jul. 2024.

Seção

Educação