EXPERIÊNCIA DROPS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Autores

  • Matheus Gutemberg Rufino Narciso Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Diego Henrique Gomes Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • José Lucas da Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Levi de Lima Pereira Junior Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Fabiana Dolores da Silva Delgado Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Jessica Costa de Lima Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Gildevan Oliveira Silva Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Alexandre Campos Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Daisy Martins de Almeida Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Palavras-chave: Exposições interativas, Curricularização da extensão, Educação não formal

Resumo

As atividades do DROPS tinham foco apenas em apoio à prática docente atendendo às escolas de forma complementar às ações de ensino aprendizagem desenvolvidas, ou seja, tinha atuação na educação formal. Na edição 2022 o projeto DROPS de Física desenvolveu a atividade de Exposições DROPS com experimentos interativos, envolvendo demonstrações interativas, dinâmicas e lúdicas, dentro de uma programação aberta a toda a comunidade escolar não apenas professores e seus respectivos estudantes. Esta nova frente de trabalho se apresenta como uma iniciativa de educação não formal. Educação não formal corresponde a qualquer atividade planejada para atender um público-alvo eclético, organizada fora do sistema ou sequência formal de educação. Nesse contexto, a educação acontece quando um indivíduo tem a oportunidade de aprender por meio de experiências
vivenciadas no dia a dia. As Exposições DROPS procuram oferecer vivências visando contribuir com a popularização da ciência e a alfabetização científica nas escolas e comunidades em geral, integrando a essa proposta, alternativas de desenvolvimento e capacitação de acadêmicos da Universidade. As Exposições DROPS aconteceram em quatro escolas parceiras e contaram com dispositivos na área de óptica, equilíbrio, fluidos, magnetismo e rotações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

31 de maio de 2023

Como Citar

NARCISO, M. G. R. .; GOMES, D. H. .; SILVA, J. L. da .; PEREIRA JUNIOR, L. de L. .; DELGADO, F. D. da S.; LIMA, J. C. de .; SILVA, G. O. .; CAMPOS, A. .; ALMEIDA, D. M. de . EXPERIÊNCIA DROPS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/647. Acesso em: 13 abr. 2024.

Seção

Educação

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.