PRÁXIS DE ESTUDANTES DO PET-SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: O ambiente de ensino em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) oferece um campo privilegiado para o desenvolvimento acadêmico e profissional, permitindo aos alunos vivenciarem na prática os desafios e as complexidades da Atenção Primária à Saúde (APS). Como o primeiro nível de atenção à saúde, a APS caracteriza-se por sua abordagem multidisciplinar e por sua função central no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o cuidado integral e contínuo à população. Esse contexto, além de educativo, possibilita o desenvolvimento de competências técnicas, éticas e relacionais fundamentais para a formação de futuros profissionais da saúde [1]. O presente relato objetiva descrever de forma reflexiva a experiência vivenciada em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no município de Cuité, Paraíba, por discentes do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde). Durante essa imersão, os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente do cotidiano da unidade, acompanhando de perto o funcionamento da equipe multiprofissional, as práticas de cuidado e os desafios enfrentados no atendimento à comunidade. A vivência proporcionou um entendimento prático e crítico sobre a dinâmica da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que organiza e orienta a APS [2]. As atividades realizadas englobaram desde o acolhimento e atendimentos individuais até ações coletivas de promoção da saúde e de prevenção de doenças, permitindo que os alunos compreendessem a abrangência e a importância de uma abordagem integral e humanizada. Além disso, a experiência evidenciou a relevância de aliar teoria e prática no processo de formação, possibilitando o aprimoramento de habilidades clínicas, comunicativas e de gestão em saúde [3]. Assim, o objetivo central desta experiência foi proporcionar aos alunos uma vivência prática e reflexiva do cotidiano de uma UBSF, permitindo que compreendessem a realidade do trabalho na APS e desenvolvessem competências essenciais para a atuação como futuros profissionais da saúde. Esse relato busca, portanto, evidenciar a riqueza do aprendizado adquirido e destacar a importância da UBS como espaço de ensino, prática e de transformação social. Metodologia/Desenvolvimento da ação/intervenção: Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa. Durante esse período de imersão na realidade da UBSF Ezequias Venâncio, que ocorreu no período de junho de 2024 a janeiro de 2025, foram realizadas diversas atividades práticas, como a condução de ações educativas em sala de espera, o acompanhamento das consultas de pré-natal e o monitoramento do desenvolvimento infantil, por meio da puericultura, e acompanhamento das demandas espontâneas. Essas experiências permitiram vivenciar de forma ativa o cotidiano da atenção primária, fortalecendo o aprendizado e a compreensão do cuidado integral em saúde. Tais vivências reforçam a importância do conhecimento técnico-científico e multiprofissional, por meio do contato direto com as realidades enfrentadas pela população, que torna possível aplicar na prática conceitos como promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidado humanizado. Além disso, o envolvimento em atividades de educação em saúde permite desenvolver habilidades de comunicação e empatia, essenciais para construir uma relação de vínculo e confiança com os usuários de saúde. A observação e a participação nas consultas de pré-natal destacaram a relevância de um acompanhamento contínuo e multidisciplinar na atenção materno-infantil, evidenciando o impacto positivo de uma abordagem preventiva e integrada. Da mesma forma, o monitoramento do desenvolvimento infantil pela puericultura mostrou como o conhecimento detalhado sobre as etapas do crescimento e desenvolvimento humano é fundamental para identificar precocemente possíveis alterações. Assim, experiências como essas reafirmam a relevância dos cursos e treinamentos na área da saúde, que não apenas fornecem ferramentas técnicas, mas também fomentam uma visão holística e sensível às necessidades do indivíduo, da família e da comunidade. Elas permitem que futuros profissionais adquiram competências práticas indispensáveis para o fortalecimento da atenção primária, pilar essencial no cuidado à saúde da população. Resultados observados: Durante o tempo de integração à realidade da UBSF Ezequias Venâncio, foi possível observar o impacto positivo da integração entre teoria e prática no desenvolvimento de habilidades técnicas, comunicativas e interpessoais dos estudantes. O envolvimento em atividades como a atenção à saúde da mulher e da criança, proporcionou oportunidades para treinar não apenas a capacidade de comunicação, mas também a empatia e o acolhimento, elementos essenciais para estabelecer um vínculo de confiança com as gestantes ou mães, seus parceiros e filhos. Por meio de orientações nas consultas de pré-natal e realização de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, foi possível promover uma conscientização mais ampla sobre os cuidados durante a gestação e saúde no geral. Na puericultura, a interação com as crianças e seus responsáveis destacou o valor de uma abordagem humanizada e detalhista no acompanhamento do desenvolvimento infantil. O contato direto com os cuidadores não só trouxe uma compreensão mais profunda das necessidades e expectativas das famílias, mas também revelou a importância de abordar temas delicados, como hábitos de saúde e alimentação, de forma acessível e respeitosa. Essas conversas reforçaram a relevância do olhar atento do profissional em identificar precocemente alterações no desenvolvimento e oferecer a orientação necessária. As atividades realizadas na sala de espera permitiram uma aproximação significativa com a comunidade, criando um ambiente propício para a troca de informações e a educação popular em saúde. Essas interações foram momentos importantes para a prática da escuta ativa, um componente essencial para entender as reais necessidades dos usuários, dúvidas específicas e fortalecer o protagonismo da comunidade na promoção da saúde. O acompanhamento das demandas espontâneas na UBSF ofereceu uma visão prática e detalhada sobre o funcionamento do serviço, desde o acolhimento inicial até a resolução dos casos. Essa experiência possibilitou vivenciar a complexidade do trabalho em equipe multiprofissional, evidenciando a importância de uma comunicação clara e integrada entre os profissionais para garantir um atendimento eficiente e resolutivo. Além disso, a observação dos fluxos de atendimento e da gestão de casos revelou como uma organização eficiente é crucial para a otimização dos recursos disponíveis e para garantir que as necessidades dos pacientes sejam atendidas de maneira ágil e qualificada. Essa vivência não apenas consolidou os conhecimentos adquiridos ao longo da formação teórica, mas também reforçou a importância de atuar com ética, sensibilidade e compromisso com a saúde. A interação com diferentes grupos da comunidade e a troca de experiências com a equipe da UBSF ampliaram a compreensão do cuidado integral e humanizado com qualidade. Discussões com a literatura pertinente: A experiência vivenciada na UBSF reforçou, na prática, a importância dos princípios norteadores da APS, conforme estabelecidos por Starfield (2002) [2]. Elementos fundamentais, como o acesso de primeiro contato, a longitudinalidade, a integralidade, a coordenação do cuidado, o enfoque familiar e a orientação comunitária, foram identificados nas ações realizadas, evidenciando sua relevância na organização dos serviços e na promoção da saúde. As atividades educativas desenvolvidas em sala de espera corroboram a literatura que destaca a educação em saúde como uma ferramenta essencial para fortalecer o autocuidado e a autonomia dos usuários, conforme Oliveira e Pinheiro (2021) [4]. Por meio de conversas e escuta ativa, os estudantes conseguiram estabelecer um diálogo próximo com a comunidade, integrando informações técnicas às necessidades específicas de cada grupo, o que é considerado crucial para a eficácia das intervenções em saúde coletiva. Durante o acompanhamento de consultas de pré-natal, destacou-se a relevância do vínculo entre profissionais e gestantes, frequentemente citado na literatura como fator decisivo para a redução de complicações gestacionais, de acordo com Costa e Freitas (2020) [5]. Essa vivência permitiu aos alunos compreender o cuidado materno-fetal de forma ampla, enfatizando a importância de intervenções contínuas e humanizadas para garantir a saúde de mães e bebês. A puericultura, por sua vez, evidenciou o papel indispensável do acompanhamento sistemático no crescimento e desenvolvimento infantil. Estudos indicam que essa prática é essencial para a identificação precoce de alterações no desenvolvimento e para a orientação das famílias sobre cuidados adequados à infância, conforme Silva et al., (2022) [6]. O contato direto com as famílias durante essas atividades destacou a relevância de uma abordagem integral e da criação de vínculos sólidos entre profissionais de saúde e cuidadores. O envolvimento nas demandas espontâneas e a observação do funcionamento da UBSF também ressaltaram a importância de equipes multiprofissionais bem coordenadas e organizadas, conforme descrito por Mendes (2018) [7], na gestão do cuidado na APS. Essa vivência ampliou a compreensão sobre os desafios enfrentados no atendimento a diferentes demandas em um contexto de recursos limitados, sublinhando a necessidade de eficiência e integração na prestação de serviços. Assim, a experiência prática na UBSF dialogou diretamente com a literatura, demonstrando que a articulação entre teoria e prática é indispensável para formar profissionais de saúde aptos a enfrentar os desafios do SUS, garantindo um cuidado integral, humanizado e de qualidade. Considerações finais: A imersão na UBSF Ezequias Venâncio proporcionou uma compreensão prática dos desafios, da organização e das atividades realizadas na Atenção Primária, destacando-se como um espaço privilegiado para o aprendizado e desenvolvimento de competências essenciais para a prática assistencial no SUS. A vivência em atividades como o acompanhamento de pré-natal, puericultura e ações educativas, permitiu a integração da teoria com a prática, fortalecendo habilidades clínicas e comunicativas essenciais, de forma a complementar o conhecimento dos estudantes sobre os assuntos e possibilitando obter novas experiências junto à equipe e aos usuários. Além disso, ampliou as perspectivas sobre o funcionamento do sistema de saúde, enfatizando a importância de atuar de forma coordenada e estratégica na promoção, prevenção e tratamento das condições de saúde da população. Observou-se a importância da abordagem integral e humanizada no cuidado à saúde, destacando-se o vínculo com a comunidade e a atuação contínua dos profissionais. A experiência também evidenciou a importância de uma gestão eficiente e da coordenação da equipe para garantir a qualidade do atendimento. Essa vivência reforçou o papel fundamental da UBSF como um espaço não apenas de assistência, mas também de formação de profissionais de saúde. O ambiente dinâmico e desafiador possibilita aos estudantes o desenvolvimento de habilidades técnicas, éticas e interpessoais, fundamentais para o exercício de uma prática profissional comprometida com os princípios do SUS. Dessa forma, a imersão contribuiu significativamente para a formação dos estudantes que fazem parte do PET-Saúde Equidade.
Downloads
Referências
TOASSI, R. F. C. et al. Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n. 2, p. e 0026798, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/QsJJqQrDcq5cvqtGz4vhgNb/abstract/?lang=pt: Acesso em: 10 jan. 2025.
STARFIELD, B. Atenção primária e sua relação com a saúde. Starfield, B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia, p. 19-42, 2002. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_primaria_p1.pdf: Acesso em: 10 jan. 2025.
SANCHEZ, T. H. B.; FRAIZ, I. C. Ética médica e formação do médico. Revista Bioética, v. 30, n. 2, p. 284–299, abr. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/nHZJ39YB6XHqvFHRFzvwtbQ/?format=pdf. Acesso em: 12 jan. 2025.
OLIVEIRA, M. D.; PINHEIRO, P. S. Educação em saúde como ferramenta para o fortalecimento do autocuidado e da autonomia dos usuários. Revista de Saúde Coletiva, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/kCNFQy5zkw4k6ZT9C3VntDm. Acesso em: 12 jan. 2025.
COSTA, A. L.; FREITAS, R. L. A importância do vínculo entre profissionais de saúde e gestantes na redução de complicações gestacionais. Revista Brasileira de Saúde Pública, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/hR4MwpCd88cvTfs9ksLJGFs. Acesso em: 12 jan. 2025.
SILVA, J. F.; OLIVEIRA, D. G.; LIMA, R. R. Puericultura: a importância do acompanhamento contínuo no desenvolvimento infantil. Jornal Brasileiro de Pediatria, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/9R7dvgqFQNQLHtndgLjDYDS. Acesso em: 12 jan. 2025.
MENDES, E. V. A gestão do cuidado na Atenção Primária à Saúde: desafios e oportunidades. Cadernos de Saúde Pública, 2018. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/04/eBook_gestao-cuidado.pdf. Acesso em: 12 jan. 2025.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Categorias
Licença
© 2025 Beatriz Araújo Lima, Sthefany Santina Silva Santos, Rebeca Nayelle Bernardo da Silva, Lucas Kerllon Tavares de Pontes, Renata Inácio de Andrade Silva, Isis Giselle Medeiros da Costa, Luana Carla Santana Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.