DIAGNÓSTICO SITUACIONAL COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA EXECUÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO: CES CONTRA COVID-19, JUNTOS NA PREVENÇÃO
Palavras-chave:
Covid-19, Prevenção de Doenças, Educação em Saúde, Avaliação quantitativaResumo
Diante da necessidade do desenvolvimento de ações educativas preventivas para o enfrentamento da pandemia de covid-19 no âmbito da universidade, criou-se o projeto de extensão “CES contra a Covid-19: juntos na prevenção”, com intuito de estimular a reflexão crítica de estudantes e servidores para o enfrentamento eficaz da pandemia no âmbito local. Com o objetivo de compreender as fragilidades de conhecimento e planejar a produção dos conteúdos educativos, realizou-se um diagnóstico situacional do público-alvo, sobre suas práticas de prevenção, formas de enfrentamento da covid-19, e dúvidas sobre a temática. Consistiu em estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado através de Formulário Google, divulgado a partir das redes sociais do projeto, com análise estatística dos dados por meio de frequências relativas e absolutas, apresentados em gráficos. Participaram da pesquisa 135 pessoas, sendo 90,4% de respondentes alunos; 78,5% não testaram positivo para a doença; 60,7% não perderam alguém decorrente da doença; e 36,3% dos participantes estavam vacinados. Questionou-se também assuntos que geravam mais dúvidas, sobre a saúde mental e perspectivas futuras na graduação. Os dados foram analisados para planejar os conteúdos que seriam abordados, respeitando as demandas do público-alvo. Portanto, a pesquisa foi relevante para o planejamento das ações do projeto, norteando na escolha das temáticas de cada postagem, levando a um maior interesse das pessoas pelo assunto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Eduarda de Pontes Macedo, José Marcelo de Azevedo Beserra, Beatriz Giovanna de Azevedo, Luana Carla Santana Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.