DIAGNÓSTICO SITUACIONAL COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA EXECUÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO: CES CONTRA COVID-19, JUNTOS NA PREVENÇÃO
Resumo
Diante da necessidade do desenvolvimento de ações educativas preventivas para o enfrentamento da pandemia de covid-19 no âmbito da universidade, criou-se o projeto de extensão “CES contra a Covid-19: juntos na prevenção”, com intuito de estimular a reflexão crítica de estudantes e servidores para o enfrentamento eficaz da pandemia no âmbito local. Com o objetivo de compreender as fragilidades de conhecimento e planejar a produção dos conteúdos educativos, realizou-se um diagnóstico situacional do público-alvo, sobre suas práticas de prevenção, formas de enfrentamento da covid-19, e dúvidas sobre a temática. Consistiu em estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado através de Formulário Google, divulgado a partir das redes sociais do projeto, com análise estatística dos dados por meio de frequências relativas e absolutas, apresentados em gráficos. Participaram da pesquisa 135 pessoas, sendo 90,4% de respondentes alunos; 78,5% não testaram positivo para a doença; 60,7% não perderam alguém decorrente da doença; e 36,3% dos participantes estavam vacinados. Questionou-se também assuntos que geravam mais dúvidas, sobre a saúde mental e perspectivas futuras na graduação. Os dados foram analisados para planejar os conteúdos que seriam abordados, respeitando as demandas do público-alvo. Portanto, a pesquisa foi relevante para o planejamento das ações do projeto, norteando na escolha das temáticas de cada postagem, levando a um maior interesse das pessoas pelo assunto.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Maria Eduarda de Pontes Macedo, José Marcelo de Azevedo Beserra, Beatriz Giovanna de Azevedo, Luana Carla Santana Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.