EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: DIÁLOGOS REALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB.

Autores

  • Anne Gabrielly Barbosa Cordeiro Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Fernanda da Silva Santos Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Isaac Ferreira de Albuquerque Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • João Pedro da Silva Júnior Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Samara da Silva Santos Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Maria Francisca Máximo Dantas Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Extensão, Pessoa com Deficiência, Ensino Superior

Resumo

Este trabalho aborda a experiência desenvolvida no projeto de extensão “Bate-papo sobre educação inclusiva”, do Centro de Educação e Saúde da
Universidade Federal de Campina Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuité-PB e a Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Henrique da Silva (ECI). A renovação do projeto foi aprovada da Pró-Reitoria de Extensão – (Edital 003/PROPEX/2022), apresentando os seguintes objetivos: contribuir com a reflexão e o debate sobre a educação inclusiva no ensino superior; colaborar com ações e estratégias que fortaleçam e valorizem a educação inclusiva no ensino superior a partir da extensão universitária; contribuir com o fortalecimento do atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas instituições
envolvidas. Dentre as atividades realizadas pelo projeto, o estudo destaca: encontros de formação; rodas de conversa e oficinas temáticas. Os participantes relatam, no decorrer dos encontros, as aprendizagens
significativas sobre as temáticas abordadas, bem como a relevância da troca de experiência e dos diálogos entre estudantes, professores, servidores e demais membros das comunidades acadêmicas do Centro de Educação e
Saúde e das instituições envolvidas. A pesquisa destaca, ainda, a participação e a colaboração dos palestrantes convidados e mediadores, que, em parceria
com os demais envolvidos no projeto, contribuíram para o fortalecimento da extensão universitária no âmbito do Centro de Educação e Saúde, caracterizando-se como um processo educativo, articulado e com potencial
viabilizador da relação transformadora entre universidade e sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

31 de maio de 2023

Como Citar

CORDEIRO, A. G. B. .; SANTOS, F. da S. .; ALBUQUERQUE, I. F. de .; SILVA JÚNIOR, J. P. da .; SANTOS, S. da S. .; DANTAS, M. F. M. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: DIÁLOGOS REALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/659. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Educação

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)