EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: DIÁLOGOS REALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB.
Resumo
Este trabalho aborda a experiência desenvolvida no projeto de extensão “Bate-papo sobre educação inclusiva”, do Centro de Educação e Saúde da
Universidade Federal de Campina Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuité-PB e a Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Henrique da Silva (ECI). A renovação do projeto foi aprovada da Pró-Reitoria de Extensão – (Edital 003/PROPEX/2022), apresentando os seguintes objetivos: contribuir com a reflexão e o debate sobre a educação inclusiva no ensino superior; colaborar com ações e estratégias que fortaleçam e valorizem a educação inclusiva no ensino superior a partir da extensão universitária; contribuir com o fortalecimento do atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas instituições
envolvidas. Dentre as atividades realizadas pelo projeto, o estudo destaca: encontros de formação; rodas de conversa e oficinas temáticas. Os participantes relatam, no decorrer dos encontros, as aprendizagens
significativas sobre as temáticas abordadas, bem como a relevância da troca de experiência e dos diálogos entre estudantes, professores, servidores e demais membros das comunidades acadêmicas do Centro de Educação e
Saúde e das instituições envolvidas. A pesquisa destaca, ainda, a participação e a colaboração dos palestrantes convidados e mediadores, que, em parceria
com os demais envolvidos no projeto, contribuíram para o fortalecimento da extensão universitária no âmbito do Centro de Educação e Saúde, caracterizando-se como um processo educativo, articulado e com potencial
viabilizador da relação transformadora entre universidade e sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Categorias
Licença
© 2023 Anne Gabrielly Barbosa Cordeiro, Fernanda da Silva Santos, Isaac Ferreira de Albuquerque, João Pedro da Silva Júnior, Samara da Silva Santos, Maria Francisca Máximo Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.