EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: FORMAÇÃO PARA OS MONITORES INCLUSIVOS VINCULADOS AO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO – NAI DO CES / UFCG

Autores

  • Emanuelly Cristina Eudorico Gonçalves UFCG
  • Alessandra Silva de Medeiros UFCG
  • Maria Letícia fernandes Correia UFCG
  • Flávia Albuquerque Gomes UFCG
  • Deborah Dornellas Ramos UFCG
Palavras-chave: Curso, Monitores, Monitoria inclusiva, Pessoas com deficiência

Resumo

O presente resumo remete ao trabalho desenvolvido no curso de extensão “Educação especial e inclusiva: formação para os monitores inclusivos vinculados ao núcleo de acessibilidade e inclusão – NAI do CES/UFCG” que objetivou proporcionar aos monitores inclusivos do Centro de Educação e Saúde – CES, conhecimentos sobre os processos de ensino-aprendizagem e as particularidades relacionadas às deficiências, aos transtornos do desenvolvimento e às dificuldades de aprendizagem. Para tanto, foram realizados encontros virtuais quinzenais através da plataforma GoogleMeet, no formato de aulas expositivas e círculos de discussões temáticas, conduzidos pelas extensionistas e pela orientadora do projeto, mediante a apresentação de slides, vídeos, entrevistas e documentários, para debater sobre as deficiências, os transtornos do desenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem, a partir de uma perspectiva não-capacitista, considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão contemplando temáticas. Verificouse, enquanto resultados, que o objetivo de promover o desenvolvimento de conhecimentos acerca das Necessidades Educacionais Especiais entre os monitores(as) inclusivos(as) foi alcançado, visto que as extensionistas se envolveram em diferentes contextos de interação com os(as) monitores(as), nos quais conseguiram estabelecer diálogos e trocas de experiências relacionados às temáticas das apresentações realizadas, o que, segundo os(as) monitores(as), fez com que as ações do curso se constituíssem em contextos de aprendizagem bastante ricos e produtivos, levando os mesmos a sugerirem que o curso tivesse continuidade, por considerarem que contribuiu para a melhoria das intervenções que realizaram com os beneficiários da monitoria inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

EUDORICO GONÇALVES, E. C. .; SILVA DE MEDEIROS, A. .; FERNANDES CORREIA, M. L. .; ALBUQUERQUE GOMES, . F. .; DORNELLAS RAMOS, D. . EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: FORMAÇÃO PARA OS MONITORES INCLUSIVOS VINCULADOS AO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO – NAI DO CES / UFCG. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/219. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação