ATUAÇÃO DOS AGENTES POPULARES DE SAÚDE NO CONTROLE DA TUBERCULOSE E HANSENÍASE FRENTE AOS VIVENTES DE RUA DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Leandro Carlos Silvério
  • Myllena Alexandre Henriques da Silva
  • Abigail Victória de Sousa Biró
  • Ana Elisa Pereira Chaves
  • Francisco de Sales Clementino
  • Flávia Gomes Silva
Palavras-chave: Tuberculose, Hanseníase, Viventes de Rua, Agente Popular de Saúde

Resumo

O curso de extensão intitulado Atuação dos agentes populares de saúde no controle da tuberculose e hanseníase frente aos viventes de rua durante a pandemia COVID-19, foi realizado por discentes dos Cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e Nutrição, do CCBS/UFCG, CCBS/UEPB e UNIFACISA com apoio da coordenadora do curso, professor orientador e colaboradora do Consultório na Rua (CnR). O objetivo do referido curso foi capacitar Agentes Populares de Saúde (APS) acerca das ações de controle da tuberculose e hanseníase para identificarem casos suspeitos da doença entre os viventes de rua durante a Pandemia COVID-19. O curso foi realizado de forma remota entre os meses de abril a dezembro de 2021 com a participação de 6(seis) APS que atuam na casa da Acolhida São Paulo da Cruz e Centro POP localizados na cidade de Campina Grande/PB. O curso apresentou 3 (três) etapas, sendo a primeira direcionada a preparação dos discentes para execução do curso, a segunda direcionada a capacitação dos APS, e a terceira relacionada a elaboração de 2(dois) banners para serem doados a equipe de saúde que atua no CnR para realizarem ações educativas com os viventes de rua em seu processo de trabalho. Para realização do curso os discentes elaboraram material didático dinâmico, tendo como referência a politica de controle da tuberculose e hanseníase do Ministério da Saúde. Os encontros virtuais aconteceram a cada semana de forma intermitente entre ações dos discentes com os APS e encontros dos discentes com a coordenadora do curso. Após a realização do curso, verificamos que os APS passaram a conhecer os sinais e sintomas da tuberculose e hanseníase, e a partir desse conhecimento poderão contribuir para um diagnóstico precoce, tratamento oportuno e quebra da cadeia de transmissão das pessoas que vivem em situação de grande vulnerabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

SILVÉRIO, L. C. .; HENRIQUES DA SILVA, M. A. .; DE SOUSA BIRÓ, A. V. .; PEREIRA CHAVES, A. E. .; CLEMENTINO, . F. de S. .; SILVA, F. G. ATUAÇÃO DOS AGENTES POPULARES DE SAÚDE NO CONTROLE DA TUBERCULOSE E HANSENÍASE FRENTE AOS VIVENTES DE RUA DURANTE A PANDEMIA COVID-19. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/276. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)