A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE: A EXPERIÊNCIA NO ACOMPANHAMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO/INCLUIR NO CFP CAMPUS DE CAJAZEIRAS – PB.
Resumo
Essa pesquisa tem como eixos a Inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior na Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras, seus direitos a Educação Inclusiva e as perspectivas desses alunos ingressantes no ensino superior. Sendo, o foco da pesquisa os alunos que são atendidos no Projeto Incluir, hoje denominado de NAI/Incluir - Núcleo Acessibilidade e Inclusão, com sede em Campina Grande. Interessa-nos conhecer o que pensam esses alunos sobre a oferta do ensino nos cursos de licenciaturas no Centro de Formação de Professores em seus próprios contextos, o que possibilitará compreender suas demandas. NAI/Incluir, foi criado por uma professora chamada Nozângela Maria Rolim Dantas no ano de 2011, com o intuito de contribuir no suporte de um aluno cego que adentrou na UFCG/CFP CAMPUS CAJAZEIRAS no curso de História, a partir disso, o trabalho do projeto foi crescendo e ganhando toda uma dimensão teórico e prático, passando a atender as necessidades além do espaço do Campus da UFCG, hoje o público e as comunidades externas do município de cajazeiras tais como escolas e associações contam também com o trabalho voluntariado da equipe do NAI/Incluir. O interesse pela temática é decorrente da atuação no acompanhamento pedagógico dos alunos ingressantes na Instituição que são atendidos no NAI/Incluir, e os desafios que são para os alunos quando adentram na Universidade e as dificuldades que os professores das licenciaturas encontram em adotarem a prática educativa inclusiva, como um novo meio de adaptação curricular em suas disciplinas para atender as especificidades de cada aluno em sala de aula.
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© 2021 Francisca Barreto da Silva, Natália Diniz Silva, Nozangela Maria Rolim Dantas
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