EDUCAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: COMBATENDO BARREIRAS ATITUDINAIS E ARQUITETÔNICAS.

Autores

  • Glauciane Israely Leal Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Bruno Araújo Coelho Universidade Federal de Campina Grande
  • Karoline Vidal Barbosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Rafael Vieira dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Taciana Lima Araujo Universidade Federal de Campina Grande
  • Hermíla Feitosa Junqueira Ayres Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Inclusão, Acessibilidade, Pandemia

Resumo

Inclusão e acessibilidade são temas necessários de serem discutidos não apenas em ambientes acadêmicos, mas externalizados para a sociedade. Executado na Escola Manoel da Costa Cirne, inserida no bairro Pedregal, na cidade de Campina Grande- PB, narra-se a vivência e os resultados do projeto de extensão “Tempos de Pan, exercitando o comunnitas” vinculado à Universidade Federal de Campina Grande -UFCG, no ano de 2021. Objetivou produzir atividades lúdicas que promovessem educação sobre inclusão e acessibilidade, além de incentivar em paralelo o enfrentamento da crise sanitária causada pelo COVID-19. A partir de estudos e debates organizados pelos extensionistas, desenvolveu-se materiais educativos como atividades impressas, jogos e modelo de quiz, distribuídos na Escola Municipal. As atividades também foram adicionadas à Revista Pan, que se encontra na 2ª edição, totalmente digital, com maior alcance, para disseminar informações e despertar na comunidade uma perspectiva inclusiva das pessoas com deficiência, pontuando a necessidade de observar espaços acessíveis e adaptá-los da melhor forma quando necessário. A revista também apresenta indicação de filmes que abordam a temática e ainda o desenvolvimento de temas pouco ou nada discutidos como o turismo acessível, o preconceito contra idosos e ainda a educação digital para estes. A leitura, por ser virtual, assegura o cuidado, prevenção e distanciamento social durante a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

LEAL LIMA, G. I. .; ARAÚJO COELHO, B. .; VIDAL BARBOSA, K. .; VIEIRA DOS SANTOS, . R. .; LIMA ARAUJO, T. .; FEITOSA JUNQUEIRA AYRES, H. . EDUCAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: COMBATENDO BARREIRAS ATITUDINAIS E ARQUITETÔNICAS. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/257. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)