EDUCAÇÃO PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: COMBATENDO BARREIRAS ATITUDINAIS E ARQUITETÔNICAS.
Resumo
Inclusão e acessibilidade são temas necessários de serem discutidos não apenas em ambientes acadêmicos, mas externalizados para a sociedade. Executado na Escola Manoel da Costa Cirne, inserida no bairro Pedregal, na cidade de Campina Grande- PB, narra-se a vivência e os resultados do projeto de extensão “Tempos de Pan, exercitando o comunnitas” vinculado à Universidade Federal de Campina Grande -UFCG, no ano de 2021. Objetivou produzir atividades lúdicas que promovessem educação sobre inclusão e acessibilidade, além de incentivar em paralelo o enfrentamento da crise sanitária causada pelo COVID-19. A partir de estudos e debates organizados pelos extensionistas, desenvolveu-se materiais educativos como atividades impressas, jogos e modelo de quiz, distribuídos na Escola Municipal. As atividades também foram adicionadas à Revista Pan, que se encontra na 2ª edição, totalmente digital, com maior alcance, para disseminar informações e despertar na comunidade uma perspectiva inclusiva das pessoas com deficiência, pontuando a necessidade de observar espaços acessíveis e adaptá-los da melhor forma quando necessário. A revista também apresenta indicação de filmes que abordam a temática e ainda o desenvolvimento de temas pouco ou nada discutidos como o turismo acessível, o preconceito contra idosos e ainda a educação digital para estes. A leitura, por ser virtual, assegura o cuidado, prevenção e distanciamento social durante a pandemia.
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© 2022 Glauciane Israely Leal Lima, Bruno Araújo Coelho, Karoline Vidal Barbosa, Rafael Vieira dos Santos, Taciana Lima Araujo, Hermíla Feitosa Junqueira Ayres
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