Uso de plantas medicinais pelos professores, estudantes e seus familiares durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • Danilo Souza de Freitas
  • Darly Silva de Araújo
  • Eliane Alves Lustosa
  • Emmanuelle de Kássia Nóbrega
  • Glaucia de Sousa Carvalho
  • Maria das Graças Veloso Marinho de Almeida
Palavras-chave: terapêutico, pandemia, saúde

Resumo

As infecções respiratórias ocupam o primeiro lugar entre as doenças que afetam crianças e adultos, por causa disso e observando a pandemia do novo coronavírus procuramos conscientizar uso de plantas medicinais no controle de infecções respiratórias agudas durante a pandemia da COVID 19. O objetivo do trabalho foi Informar sobre o uso de plantas medicinais no controle de infecções respiratórias agudas durante a pandemia da COVID 19, buscando esclarecer ao público sobre alguns pontos essenciais para o uso racional de plantas medicinais tais como: manipulação, coleta e uso terapêutico da maneira controlada e correta. O trabalho foi realizado com os alunos do ensino fundamental e médio, familiares e professores da Escola Cidadã Integral Técnica Seráfico Nóbrega, São Mamede/PB. Foram realizadas palestras, leituras de textos, planfetos e vídeos. Foram selecionadas onze plantas com potencial medicinal controle no de infecções respiratórias. Para as palestras e leitura de textos online utilizamos platafomas google meet e para as postagens de vídeos e planfetos utilizamos a plataforma google classroom sobre o tema plantas medicinais no controle de infecções respiratórias agudas durante a pandemia da COVID 19. No intuito para divulgação do projeto, foi criado como método auxiliar um perfil na rede social (Instagram), onde foi postado semanalmente curiosidades sobre as plantas medicinais utilizadas no controle de infecções respiratórias agudas, além de vídeos com oficinas ensinando o preparo correto de chás. Houve uma troca de conhecimentos sobre plantas medicinais entre os alunos através saberes, ações multiprofissionais, ações de promoção e prevenção, incentivando a participação da sociedade e cuidado integral em saúde. Essa conscientização foi levada para o ambiente familiar e a comunidade em geral, potencializando os resultados obtidos. Assim, ao analisar as especificidades e os muitos aspectos do público que foram os alunos de escolas públicas este trabalho contribuiu para que esses alunos conheçam as plantas medicinais que são utilizadas no controle de infecções respiratórias agudas durante essa pandemia como complementaridade com os tratamentos médicos e como tratamento preventivo para estimular o sistema imunológico. Verificamos que, essas atividades quando aplicadas a população de maneira correta e didática, demonstrando as possibilidades de se utilizar algo comum do cotidiano para auxiliar no tratamento de infecções respiratórias agudas, contribuiu de maneira significativa para agregar conhecimento básico científico em fitoterapia nesse período de enfrentamento a uma atual pandemia.

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Publicado em

4 de julho de 2022

Como Citar

DE FREITAS, D. S.; DE ARAÚJO, D. S. .; LUSTOSA, E. A. .; NÓBREGA, E. de K. .; CARVALHO, . G. de S. .; VELOSO MARINHO DE ALMEIDA, M. das G. . Uso de plantas medicinais pelos professores, estudantes e seus familiares durante a pandemia da Covid-19 . Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/63. Acesso em: 30 dez. 2024.

Seção

Educação

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