O ensino de acessibilidade e inclusão no contexto pandêmico: aprendendo através de telas.
Resumo
Executado com a participação de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, do CTRN/UFCG, em Campina Grande, o projeto “Tempo de Pan, exercitando o comunnitas” desenvolveu-se junto aos alunos da Escola Municipal Manoel da Costa Cirne, localizada no bairro do Pedregal em Campina Grande – PB. Considerando a vulnerabilidade social, alguns alunos não possuíam acesso a internet ou celular, assim foi necessária a mediação entre os extensionistas e a direção da escola, que confirmava a execução das atividades propostas. Objetivou-se produzir material lúdico educativo voltado para o contexto escolar que promovia o conhecimento e enfrentamento da crise sanitária causada pelo COVID-19, além de incentivar a utilização de redes sociais para manutenção da interação social e espaço de sociabilidade para demonstração de afeto, nesse contexto foram elaborados vídeos e jogos que promoviam a informação e o pertencimento comunitário, Disponibilizou-se esses vídeos com áudio e legenda, facilitando a comunicação com crianças que não sabiam ler ou até mesmo com deficiência auditiva. Foram produzidos vídeos ensinando brincadeiras com materiais de baixo custo, a exemplo de origamis, enquanto num segundo momento, foram sugeridas frases em libras relacionadas à pandemia, focando no ensino sobre inclusão digital e atitudinal, incentivando a prevenção à contaminação do COVID-19. Criou-se histórias em quadrinhos com temáticas de inclusão e acessibilidade, sempre relembrando a necessidade do isolamento ou distanciamento social. Assim, houve a disseminação de informação e práticas que auxiliassem no combate à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus através de todas as atividades intencionalmente formuladas pelos extensionistas
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© 2021 Bruno Coelho, Glauciane Israely, Grace dos Santos, Hermilia Ayres, Taciana Araujo
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