O ensino de acessibilidade e inclusão no contexto pandêmico: aprendendo através de telas.

Autores/as

  • Bruno Coelho
  • Glauciane Israely
  • Grace dos Santos
  • Hermilia Ayres
  • Taciana Araujo
Palabras clave: Pandemia, Acessibilidade, Inclusão

Resumen

Executado com a participação de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, do CTRN/UFCG, em Campina Grande, o projeto “Tempo de Pan, exercitando o comunnitas” desenvolveu-se junto aos alunos da Escola Municipal Manoel da Costa Cirne, localizada no bairro do Pedregal em Campina Grande – PB. Considerando a vulnerabilidade social, alguns alunos não possuíam acesso a internet ou celular, assim foi necessária a mediação entre os extensionistas e a direção da escola, que confirmava a execução das atividades propostas. Objetivou-se produzir material lúdico educativo voltado para o contexto escolar que promovia o conhecimento e enfrentamento da crise sanitária causada pelo COVID-19, além de incentivar a utilização de redes sociais para manutenção da interação social e espaço de sociabilidade para demonstração de afeto, nesse contexto foram elaborados vídeos e jogos que promoviam a informação e o pertencimento comunitário, Disponibilizou-se esses vídeos com áudio e legenda, facilitando a comunicação com crianças que não sabiam ler ou até mesmo com deficiência auditiva. Foram produzidos vídeos ensinando brincadeiras com materiais de baixo custo, a exemplo de origamis, enquanto num segundo momento, foram sugeridas frases em libras relacionadas à pandemia, focando no ensino sobre inclusão digital e atitudinal, incentivando a prevenção à contaminação do COVID-19. Criou-se histórias em quadrinhos com temáticas de inclusão e acessibilidade, sempre relembrando a necessidade do isolamento ou distanciamento social. Assim, houve a disseminação de informação e práticas que auxiliassem no combate à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus através de todas as atividades intencionalmente formuladas pelos extensionistas

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

mayo 18, 2021

Cómo citar

COELHO, B. .; ISRAELY, G. .; DOS SANTOS, . G.; AYRES, H. .; ARAUJO, T. . O ensino de acessibilidade e inclusão no contexto pandêmico: aprendendo através de telas. . Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/94. Acesso em: 22 jul. 2024.

Sección

Educação

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.