O ensino de acessibilidade e inclusão no contexto pandêmico: aprendendo através de telas.

Autores/as

  • Bruno Coelho
  • Glauciane Israely
  • Grace dos Santos
  • Hermilia Ayres
  • Taciana Araujo

Palabras clave:

Pandemia, Acessibilidade, Inclusão

Resumen

Executado com a participação de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, do CTRN/UFCG, em Campina Grande, o projeto “Tempo de Pan, exercitando o comunnitas” desenvolveu-se junto aos alunos da Escola Municipal Manoel da Costa Cirne, localizada no bairro do Pedregal em Campina Grande – PB. Considerando a vulnerabilidade social, alguns alunos não possuíam acesso a internet ou celular, assim foi necessária a mediação entre os extensionistas e a direção da escola, que confirmava a execução das atividades propostas. Objetivou-se produzir material lúdico educativo voltado para o contexto escolar que promovia o conhecimento e enfrentamento da crise sanitária causada pelo COVID-19, além de incentivar a utilização de redes sociais para manutenção da interação social e espaço de sociabilidade para demonstração de afeto, nesse contexto foram elaborados vídeos e jogos que promoviam a informação e o pertencimento comunitário, Disponibilizou-se esses vídeos com áudio e legenda, facilitando a comunicação com crianças que não sabiam ler ou até mesmo com deficiência auditiva. Foram produzidos vídeos ensinando brincadeiras com materiais de baixo custo, a exemplo de origamis, enquanto num segundo momento, foram sugeridas frases em libras relacionadas à pandemia, focando no ensino sobre inclusão digital e atitudinal, incentivando a prevenção à contaminação do COVID-19. Criou-se histórias em quadrinhos com temáticas de inclusão e acessibilidade, sempre relembrando a necessidade do isolamento ou distanciamento social. Assim, houve a disseminação de informação e práticas que auxiliassem no combate à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus através de todas as atividades intencionalmente formuladas pelos extensionistas

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-05-18

Cómo citar

COELHO, Bruno; ISRAELY, Glauciane; DOS SANTOS, Grace; AYRES, Hermilia; ARAUJO, Taciana. O ensino de acessibilidade e inclusão no contexto pandêmico: aprendendo através de telas. . Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/94. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.