O ensino de acessibilidade e inclusão no contexto pandêmico: aprendendo através de telas.
Abstract
Executado com a participação de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, do CTRN/UFCG, em Campina Grande, o projeto “Tempo de Pan, exercitando o comunnitas” desenvolveu-se junto aos alunos da Escola Municipal Manoel da Costa Cirne, localizada no bairro do Pedregal em Campina Grande – PB. Considerando a vulnerabilidade social, alguns alunos não possuíam acesso a internet ou celular, assim foi necessária a mediação entre os extensionistas e a direção da escola, que confirmava a execução das atividades propostas. Objetivou-se produzir material lúdico educativo voltado para o contexto escolar que promovia o conhecimento e enfrentamento da crise sanitária causada pelo COVID-19, além de incentivar a utilização de redes sociais para manutenção da interação social e espaço de sociabilidade para demonstração de afeto, nesse contexto foram elaborados vídeos e jogos que promoviam a informação e o pertencimento comunitário, Disponibilizou-se esses vídeos com áudio e legenda, facilitando a comunicação com crianças que não sabiam ler ou até mesmo com deficiência auditiva. Foram produzidos vídeos ensinando brincadeiras com materiais de baixo custo, a exemplo de origamis, enquanto num segundo momento, foram sugeridas frases em libras relacionadas à pandemia, focando no ensino sobre inclusão digital e atitudinal, incentivando a prevenção à contaminação do COVID-19. Criou-se histórias em quadrinhos com temáticas de inclusão e acessibilidade, sempre relembrando a necessidade do isolamento ou distanciamento social. Assim, houve a disseminação de informação e práticas que auxiliassem no combate à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus através de todas as atividades intencionalmente formuladas pelos extensionistas
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2021 Bruno Coelho, Glauciane Israely, Grace dos Santos, Hermilia Ayres, Taciana Araujo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.