INFÂNCIA NA PANDEMIA: A COVID-19 COMO FOCO

Autores

  • Maria Eduarda Araújo Moura Universidade Federal de Campina Grande
  • Daniel Bruno Cassimiro de Lacerda Universidade Federal de Campina Grande
  • Gabrielle Barbosa da Cunha Universidade Federal de Campina Grande
  • José Luiz de Assis Neto Universidade Federal de Campina Grande
  • Maurina Lima Porto Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Escola, Criança, COVID-19, Pandemia

Resumo

A pandemia da COVID-19 é um desafio para a população, especialmente para as crianças. Neste contexto as escolas desempenham um papel fundamental no enfretamento da pandemia, ao compartilhar informações científicas sobre a COVID-19, reduzindo o medo e os impactos secundários em suas vidas. O projeto teve como objetivo desenvolver materiais audiovisuais com linguagem simples e lúdica sobre a COVID-19 e seus impactos na sociedade para estudantes da escola EMEF NELITA NÓBREGA QUEIROZ, em PatosPB. Foram confeccionados vídeos para o canal do YouTube e postagem para página do Instagram, o material foi enviado para os professores que compartilharam com alunos. Ao final de cada vídeo, era realizado uma revisão do conteúdo de forma lúdica e dinâmica e lançava-se um desafio/atividade, na qual as crianças eram convidadas a demonstrarem o que elas aprenderam sobre o conteúdo através de um desenho, áudio ou vídeo. Este material produzido pelas crianças, foram transformados em vídeos, nestes elas eram parabenizadas pelo trabalho desenvolvido com a finalidade de estimular o aprendizado ativo. Na temática da COVID-19, foram trabalhados temas sobre: sua história e surgimento, sinais clínicos, epidemiologia, variantes e vacinas e a vida pós pandemia. As crianças aprovaram a metodologia escolhida, tendo uma melhor aceitação dos vídeos disponibilizados no YouTube e interação por meio das atividades solicitadas, com preferência na gravação de vídeos e produção de desenhos. Conclui-se que os projetos de extensão são uma importante ferramenta para educação em saúde e controle da COVID19, podendo amenizar os impactos da pandemia na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

ARAÚJO MOURA, M. E.; DE LACERDA, D. B. C.; DA CUNHA, G. B.; DE ASSIS NETO, J. L.; PORTO, M. L. INFÂNCIA NA PANDEMIA: A COVID-19 COMO FOCO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/197. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Saúde

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.