SOLO NA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UNIVERSIDADE E ESCOLA COMPARTILHANDO SABERES

Autores

  • Jessica Micaele Mota de Araújo
  • Rayana Leite Minervino
  • Danielle de Freitas Costa
  • José Edvanildo Freire da Silva
  • Rivaldo Vital dos Santos
  • Adriana de Fátima Meira Vital
Palavras-chave: Educação em Solos, Educomunicação, Extensão, Situação pandêmica

Resumo

Num ano repleto de adversidades e desafios, em meio a uma situação atípica trazida pela pandemia que parou inúmeras atividades no mundo inteiro, inclusive nas universidades, o Projeto Solo na Escola/UFCG e o Programa Matutando Solos e Agroecologia, reinventaramse para manter a proposta de dialogar sobre a importância do solo junto à comunidade com ações on-line nas escolas, no rádio e nas redes sociais, por meio do curso de extensão com ações remotas de maneira dialogada, trazendo orientações sobre a importância do solo e seu uso sustentável, permitindo a reflexão de que a pandemia de Covid-19 pode ser um sintoma das ações degradatórias entre humanos e os recursos naturais, estimulando assim as práticas conservacionistas e a mudança de posturas. Foram realizadas palestras remotas com escolas dos municípios de Serra Branca-PB, Sumé-PB, Coxixola-PB e Jataúba-PE e trabalhados os mesmos temas na Rádio Cidade 95 FM, no programa on line veiculado aos domingos. A proposta remota buscou fortalecer o protagonismo da juventude acadêmica, a educação em solos e os saberes dos participantes, para a valorização dos solos do Semiárido, promovendo a cultura do solo, como base para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável e a melhoria na qualidade de vida. Foram organizados os concursos de fotografia e cordel do solo para o Webnário do Dia Mundial do Solo, como culminância do curso de extensão. A proposta foi exitosa, contribuindo para que os participantes pudessem se envolver engajando-se em ações do fazer-extensão, continuando em contato, mas mantendo as recomendações de segurança e contribuindo para minimizar as aflições do isolamento pelo empenho de pensar formas solidárias de conduzir a extensão extensionistas e interagir com as comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

18 de maio de 2021

Como Citar

MOTA DE ARAÚJO, J. M.; MINERVINO, R. L. .; COSTA, D. de F. .; FREIRE DA SILVA, J. E. .; DOS SANTOS, . R. V.; MEIRA VITAL, A. de F. . SOLO NA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UNIVERSIDADE E ESCOLA COMPARTILHANDO SABERES . Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/70. Acesso em: 26 dez. 2024.

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)