FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM SOLOS – CONTRIBUIÇÕES EXTENSIONISTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Jessica Micaele Mota de Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Vanessa Íris dos Santos Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Pâmela Monique Valões da Cruz Universidade Federal de Campina Grande
  • Leila Maria Simplício Rodrigues Universidade Federal de Campina Grande
  • Rivaldo Vital dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana de Fátima Meira Vital Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Educação em solos, Alfabetização pedológica, Ensino contextualizado

Resumo

A Educação abre horizontes para a mudança de posturas. Para trabalhar o cuidado ambiental é preciso começar pela base, pelo entendimento do solo, recurso que sustenta a vida, cujo conhecimento deve ter início nas primeiras séries da Educação Básica. Para tanto é preciso instrumentalizar os professores para abordagem adequada dos conteúdos em sala de aula. A proposta objetivou promover curso de formação em solos para professores da Educação Básica, como ação integradora da comunidade acadêmica e as escolas do Cariri, para popularizar o conhecimento do solo, auxiliando os participantes no entendimento dos conteúdos e inovando para superar desafios de sala de aula trazidos pela pandemia Covid-19. As atividades do curso aconteceram via plataforma Google Meet e no Classroom, com encontros semanais, nas sextas-feiras, das 18h00 às 21:00h. Além das aulas com temas desde a formação à conservação do solo, foram realizadas palestras com professores e profissionais convidados, dinâmicas, oficinas, desafios e premiações, com interações nas redes sociais do Projeto Solo na Escola/UFCG (Instagram, Facebook e YouTube). O interesse e o entrosamento dos participantes foram bastante expressivos, ampliando o debate sobre a importância da abordagem contextualizada dos conteúdos de solos na Educação Básica, para além do livro didático. A experiência, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ênfase na Educação de Qualidade, valida a importância de novos cursos de formação de professores em Educação em Solos, haja vista as demandas desde o lançamento da inscrição nas redes sociais e a disposição para acompanhar e realizar com tempestividade as atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

MOTA DE ARAÚJO, J. M. .; DOS SANTOS LIMA, V. Íris .; VALÕES DA CRUZ, P. M. .; SIMPLÍCIO RODRIGUES, L. M. .; VITAL DOS SANTOS, R. .; MEIRA VITAL, A. de F. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM SOLOS – CONTRIBUIÇÕES EXTENSIONISTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/138. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.