FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM SOLOS – CONTRIBUIÇÕES EXTENSIONISTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
A Educação abre horizontes para a mudança de posturas. Para trabalhar o cuidado ambiental é preciso começar pela base, pelo entendimento do solo, recurso que sustenta a vida, cujo conhecimento deve ter início nas primeiras séries da Educação Básica. Para tanto é preciso instrumentalizar os professores para abordagem adequada dos conteúdos em sala de aula. A proposta objetivou promover curso de formação em solos para professores da Educação Básica, como ação integradora da comunidade acadêmica e as escolas do Cariri, para popularizar o conhecimento do solo, auxiliando os participantes no entendimento dos conteúdos e inovando para superar desafios de sala de aula trazidos pela pandemia Covid-19. As atividades do curso aconteceram via plataforma Google Meet e no Classroom, com encontros semanais, nas sextas-feiras, das 18h00 às 21:00h. Além das aulas com temas desde a formação à conservação do solo, foram realizadas palestras com professores e profissionais convidados, dinâmicas, oficinas, desafios e premiações, com interações nas redes sociais do Projeto Solo na Escola/UFCG (Instagram, Facebook e YouTube). O interesse e o entrosamento dos participantes foram bastante expressivos, ampliando o debate sobre a importância da abordagem contextualizada dos conteúdos de solos na Educação Básica, para além do livro didático. A experiência, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ênfase na Educação de Qualidade, valida a importância de novos cursos de formação de professores em Educação em Solos, haja vista as demandas desde o lançamento da inscrição nas redes sociais e a disposição para acompanhar e realizar com tempestividade as atividades propostas.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Jessica Micaele Mota de Araújo, Vanessa Íris dos Santos Lima, Pâmela Monique Valões da Cruz, Leila Maria Simplício Rodrigues, Rivaldo Vital dos Santos, Adriana de Fátima Meira Vital
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.