Teatro experimental do Negro de Abdias do Nascimento

como uma metodologia de ensino numa perspectiva de educação antirracista de combate ao racismo nas escolas do ensino médio do cariri paraibano

Autores

  • Edinalva Pequeno da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Severina da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Valéria Andrade Universidade Federal de Campina Grande
  • Sônia Maria Lira Ferreira Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Educação antirracista, Metodologia de Ensino, Teatro Experimental do Negro, Abdias do Nascimento

Resumo

Esse resumo é o resultado das experiências vivenciadas no processo de formação da educação antirracista mediatizada pelo Teatro experimental do Negro-TEN de Abdias Nascimento enquanto uma metodologia de ensino relevante no combate ao racismo estrutural nos espaços educativos, ao visar a formação docente da bolsista, a capacitação dos professores das escolas Estaduais do Ensino Médio no Cariri Paraibano e os estudantes. Teve como resultado a valorização da educação, da arte teatral, da cultura afro brasileira. O TEN se mostrou como uma metodologia de ensino eficaz na conscientização da importância da cultura afro-brasileira como um caminho para a experiência de uma educação libertadora e antirracista. As escolas parceiras foram as seguintes: ECT JORNALISTA JOSE LEAL RAMOS., localizada em: Alto do Cruzeiro s/n Centro, São João do Cariri - PB, 58590-000; a ECIT SERRA BRANCA INÁCIO ANTONINO, localizada em PB 200, SN acesso pela BR 412. Lagoinha e, por último, ECI JOSE GONCALVES DE QUEIROZ, localizada na Rua Antônio Cazuza, 95 Alto Alegre. 58540-000 Sumé - PB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

19 de junho de 2024

Como Citar

SILVA, E. P. da; SILVA, S. da; ANDRADE, V.; FERREIRA, S. M. L. Teatro experimental do Negro de Abdias do Nascimento: como uma metodologia de ensino numa perspectiva de educação antirracista de combate ao racismo nas escolas do ensino médio do cariri paraibano. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2683. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Educação