Teatro experimental do Negro de Abdias do Nascimento
como uma metodologia de ensino numa perspectiva de educação antirracista de combate ao racismo nas escolas do ensino médio do cariri paraibano
Resumo
Esse resumo é o resultado das experiências vivenciadas no processo de formação da educação antirracista mediatizada pelo Teatro experimental do Negro-TEN de Abdias Nascimento enquanto uma metodologia de ensino relevante no combate ao racismo estrutural nos espaços educativos, ao visar a formação docente da bolsista, a capacitação dos professores das escolas Estaduais do Ensino Médio no Cariri Paraibano e os estudantes. Teve como resultado a valorização da educação, da arte teatral, da cultura afro brasileira. O TEN se mostrou como uma metodologia de ensino eficaz na conscientização da importância da cultura afro-brasileira como um caminho para a experiência de uma educação libertadora e antirracista. As escolas parceiras foram as seguintes: ECT JORNALISTA JOSE LEAL RAMOS., localizada em: Alto do Cruzeiro s/n Centro, São João do Cariri - PB, 58590-000; a ECIT SERRA BRANCA INÁCIO ANTONINO, localizada em PB 200, SN acesso pela BR 412. Lagoinha e, por último, ECI JOSE GONCALVES DE QUEIROZ, localizada na Rua Antônio Cazuza, 95 Alto Alegre. 58540-000 Sumé - PB.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Edinalva Pequeno da Silva, Severina da Silva, Valéria Andrade, Sônia Maria Lira Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.