O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: o ensino remoto e a repercussão na prática pedagógica das escolas no cariri paraibano
Resumo
O projeto foi executado no ano de 2020, com a participação de estudantes do Curso da Licenciatura em Educação do Campo\CDSA\UFCG. Surge como proposta do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores/as e prática pedagógica – Nupeforp, que se viu desafiado nestes tempos de pandemia e ensino remoto a propor uma formação para os profissionais que atuam nas escolas do cariri paraibano na perspectiva de refletir sobre sua prática neste contexto de crise. Como metodologia o Curso utilizou a Plataforma do Google Meet, por ser a ferramenta mais conhecida entre os profissionais da educação. O acolhimento (com a mística), a problematização, a reflexão crítica a partir da fala de especialistas nas temáticas, a socialização de questões com a síntese do debate estimulou a construção de novos conhecimentos e práticas educativas. Como resultados tivemos o envolvimento de oitenta e uma pessoas (professores/as e coordenadores/as pedagógicos das redes municipais, estudantes da graduação e pós-graduação da UFCG), que participaram de nove Webinários abordando diferentes temáticas vinculadas ao trabalho docente. Como conclusão deste processo formativo, elencamos: Discussão crítica sobre as ferramentas e estratégias utilizadas no ensino remoto; Diálogos sobre a saúde mental e cognitiva dos profissionais da educação; Debates sobre o uso das tecnologias e elaboração de recursos didáticos complementares ao trabalho docente numa perspectiva de contextualização sobre as tecnologias Assistivas para pessoas com deficiências e os desafios desta práxis no contexto atual.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Kassandra Mylena Lucas da Silva Feitosa, Bruna França da Silva, Alisson Clauber Mendes de Alencar, Rafael de Farias Ferreira, Maria do Socorro Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.