O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: O ENSINO REMOTO E A REPERCUSSÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS NO CARIRI PARAIBANO

Autores

  • Amanda Cariri de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Moizés de Souza Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Alisson Clauber Mendes de Alencar Universidade Federal de Campina Grande
  • Danilo de Souza Fariasi Universidade Federal de Campina Grande
  • Denise Xavier Torres Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Pandemia, Formação continuada em Serviço, Valorização profissional

Resumo

O projeto foi executado com a participação de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo do CDSA/UFCG e dois colaboradores, um professor da Educação Básica e um estudante da pós-graduação em Educação da UFCG. O curso contemplou, aproximadamente, 50 professores/as de dez municípios do cariri paraibano. Este curso se inseriu dentro de uma rede de articulação e formação mantida entre o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Prática Pedagógica – NUPEFORP e as redes públicas municipais de educação do Cariri. E teve por objetivo contribuir com subsídios para o trabalho docente em tempos de pandemia da COVID-19 e refletir sobre os desafios postos para prática pedagógica a partir da introdução do ensino remoto nas escolas no cariri paraibano, tendo como aporte teórico os estudos de Arroyo (2012), Silva (1999), Souza (2009) e Zabala (1998), entre outros. Assim, foram abordadas, de forma síncrona em 8 Webinários, questões relacionadas à valorização do profissional da educação, sua saúde mental, a tensão causada pelo inesperado ensino remoto, bem como as diferentes situações de aprendizagem e seus impactos no trabalho docente. Em suma, consideramos que este curso se constituiu como espaço importante para a formação continuada em serviço, considerando a prática docente e o diálogo de saberes, para que tanto a universidade quanto as/os professores/as em formação construam parcerias efetivas no combate à pandemia, bem como na efetivação de práticas de ensinoaprendizagem comprometidas com a função social e cultural da escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. C. .; ALVES, M. de S. .; DE ALENCAR, A. C. M.; FARIASI, D. de S.; TORRES, D. X. O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: O ENSINO REMOTO E A REPERCUSSÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS NO CARIRI PARAIBANO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/189. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação