O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: O ENSINO REMOTO E A REPERCUSSÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS NO CARIRI PARAIBANO
Resumo
O projeto foi executado com a participação de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo do CDSA/UFCG e dois colaboradores, um professor da Educação Básica e um estudante da pós-graduação em Educação da UFCG. O curso contemplou, aproximadamente, 50 professores/as de dez municípios do cariri paraibano. Este curso se inseriu dentro de uma rede de articulação e formação mantida entre o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Prática Pedagógica – NUPEFORP e as redes públicas municipais de educação do Cariri. E teve por objetivo contribuir com subsídios para o trabalho docente em tempos de pandemia da COVID-19 e refletir sobre os desafios postos para prática pedagógica a partir da introdução do ensino remoto nas escolas no cariri paraibano, tendo como aporte teórico os estudos de Arroyo (2012), Silva (1999), Souza (2009) e Zabala (1998), entre outros. Assim, foram abordadas, de forma síncrona em 8 Webinários, questões relacionadas à valorização do profissional da educação, sua saúde mental, a tensão causada pelo inesperado ensino remoto, bem como as diferentes situações de aprendizagem e seus impactos no trabalho docente. Em suma, consideramos que este curso se constituiu como espaço importante para a formação continuada em serviço, considerando a prática docente e o diálogo de saberes, para que tanto a universidade quanto as/os professores/as em formação construam parcerias efetivas no combate à pandemia, bem como na efetivação de práticas de ensinoaprendizagem comprometidas com a função social e cultural da escola pública.
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© 2022 Amanda Cariri de Oliveira, Moizés de Souza Alves, Alisson Clauber Mendes de Alencar, Danilo de Souza Fariasi, Denise Xavier Torres
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