PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA COVID-19: NOVAS DEMANDAS E EXAUSTÃO DOCENTE NA CONTINUIDADE DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Lara Régia Freitas Claudino Universidade Federal de Campina Grande
  • Lettícia Tenório Cavalcanti Universidade Federal de Campina Grande
  • Antonielle Lohane Silva de Assis Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Docência, Ensino remoto, Pandemia, Saúde emocional

Resumo

O projeto foi desenvolvido totalmente de forma remota, no município de Cajazeiras-PB, com a participação de estudantes do Curso de Medicina, do CFP/UFCG. Ele abrangeu a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Antônio Dias, contemplando, aproximadamente, 15 professores de Ensino Fundamental I e II. Frente à continuidade da pandemia e as novas exigências recaídas sobre os profissionais da educação no ensino remoto, objetivou-se proporcionar ao corpo docente um espaço de escuta aliado à produção de conhecimento para a prevenção e o enfrentamento da COVID-19, visto a relevância do respeito à saúde emocional e física dessa classe historicamente desvalorizada. Para tanto, os encontros ocorreram quinzenalmente via Google Meet, com a explanação didática do conteúdo e a aplicação de dinâmicas interativas em plataformas digitais (Mentimeter, Kahoot, Roda giratória AhaSlides e Quizlet), a fim de colher uma avaliação de impacto subjetivo. A escolha das temáticas visou abordar tanto o caráter biológico do Coronavírus, quanto à repercussão social da pandemia na vida dos professores. A partir das atividades, os docentes compartilharam uma exaustão e angústia em comum, dado o maior tempo de trabalho educacional e doméstico requisitado pela nova rotina e a insegurança do retorno presencial, relatando sentirem-se amparados e incentivados pelo momento proporcionado pela equipe do projeto. Diante disso, verificamos que o principal objetivo do projeto foi alcançado, à medida que foi concedido aos docentes um ambiente de conexão, mediante o compartilhamento de experiências e inseguranças, bem como de produção de conhecimento bilateral sobre o atual estágio da pandemia da COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

12 de julho de 2022

Como Citar

FREITAS CLAUDINO, L. R. .; CAVALCANTI, L. T. .; SILVA DE ASSIS, A. L. .; DE FARIAS, M. do C. A. D. PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA COVID-19: NOVAS DEMANDAS E EXAUSTÃO DOCENTE NA CONTINUIDADE DO ENSINO REMOTO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/211. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.