EMPODERAMENTO E CORRESPONSABILIDADE NO USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
O projeto foi executado integralmente de forma online com a participação de alunos do Curso de Medicina, do CFP/UFCG e do CES/UFCG, no município de Cajazeiras, Paraíba, abrangendo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Moisés Coelho, contemplando, aproximadamente, trinta professores das áreas de humanas e ciências. Frente ao cenário pandêmico de disseminação da COVID-19, no qual as aulas presenciais foram suspensas em escolas e universidades do País e o ensino remoto foi implementado, objetivou-se promover o empoderamento do corpo docente acerca das plataformas digitais educacionais, auxiliando-os na transição do modelo de ensino, visto que a maioria deles não possuía experiência tecnológica. Para tanto, recorreu-se à capacitação dos extensionistas acerca de ferramentas digitais para educação online e orientações para o uso das tecnologias no ensino a distância, com base na proposição de Fragelli (2020) e nas pesquisas realizadas na Biblioteca Virtual da UFCG. Durante as oficinas práticas, realizadas quinzenalmente na plataforma Google Meet, foram abordadas as ferramentas Kahoot, Mentimeter, Quizlet, Jamboard e Canva. Vale ressaltar que antes dessas oficinas os professores apenas utilizavam o WhatsApp e o Google ClassRoom, mantendo aulas e atividades assíncronas. A partir das experiências, os docentes se sentiram incentivados a implementar atividades síncronas, utilizando ferramentas as educativas propostas, relatando-se a percepção diferenciada da didática de aula e interação com os estudantes. Diante disso, verificamos que o aprendizado e a orientação prática para o uso de tecnologia de educação a distância, necessários no contexto de isolamento social, repercutiram na qualidade do ensino e da aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Tainah Guerra Pereira, Lucas Cruz Torres, Karen Aragão Muniz Rodrigues, Isabella Rodrigues Destefani, Anthonielle Lohane Silva de Assis, Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.