EMPODERAMENTO E CORRESPONSABILIDADE NO USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Tainah Guerra Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Lucas Cruz Torres Universidade Federal de Campina Grande
  • Karen Aragão Muniz Rodrigues Universidade Federal de Campina Grande
  • Isabella Rodrigues Destefani Universidade Federal de Campina Grande
  • Anthonielle Lohane Silva de Assis Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Tecnologia Educacional, Educação Permanente, Educação Online

Resumo

O projeto foi executado integralmente de forma online com a participação de alunos do Curso de Medicina, do CFP/UFCG e do CES/UFCG, no município de Cajazeiras, Paraíba, abrangendo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Moisés Coelho, contemplando, aproximadamente, trinta professores das áreas de humanas e ciências. Frente ao cenário pandêmico de disseminação da COVID-19, no qual as aulas presenciais foram suspensas em escolas e universidades do País e o ensino remoto foi implementado, objetivou-se promover o empoderamento do corpo docente acerca das plataformas digitais educacionais, auxiliando-os na transição do modelo de ensino, visto que a maioria deles não possuía experiência tecnológica. Para tanto, recorreu-se à capacitação dos extensionistas acerca de ferramentas digitais para educação online e orientações para o uso das tecnologias no ensino a distância, com base na proposição de Fragelli (2020) e nas pesquisas realizadas na Biblioteca Virtual da UFCG. Durante as oficinas práticas, realizadas quinzenalmente na plataforma Google Meet, foram abordadas as ferramentas Kahoot, Mentimeter, Quizlet, Jamboard e Canva. Vale ressaltar que antes dessas oficinas os professores apenas utilizavam o WhatsApp e o Google ClassRoom, mantendo aulas e atividades assíncronas. A partir das experiências, os docentes se sentiram incentivados a implementar atividades síncronas, utilizando ferramentas as educativas propostas, relatando-se a percepção diferenciada da didática de aula e interação com os estudantes. Diante disso, verificamos que o aprendizado e a orientação prática para o uso de tecnologia de educação a distância, necessários no contexto de isolamento social, repercutiram na qualidade do ensino e da aprendizagem.

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Publicado em

4 de julho de 2022

Como Citar

PEREIRA, T. G. .; TORRES, L. C. .; RODRIGUES, K. A. M. .; DESTEFANI, I. R. .; SILVA DE ASSIS, . A. L. .; DE FARIAS, M. do C. A. D. EMPODERAMENTO E CORRESPONSABILIDADE NO USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 1, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/92. Acesso em: 17 maio. 2024.

Seção

Educação

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