EMPODERAMENTO E CORRESPONSABILIDADE NO USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
O projeto foi executado integralmente de forma online com a participação de alunos do Curso de Medicina, do CFP/UFCG e do CES/UFCG, no município de Cajazeiras, Paraíba, abrangendo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Moisés Coelho, contemplando, aproximadamente, trinta professores das áreas de humanas e ciências. Frente ao cenário pandêmico de disseminação da COVID-19, no qual as aulas presenciais foram suspensas em escolas e universidades do País e o ensino remoto foi implementado, objetivou-se promover o empoderamento do corpo docente acerca das plataformas digitais educacionais, auxiliando-os na transição do modelo de ensino, visto que a maioria deles não possuía experiência tecnológica. Para tanto, recorreu-se à capacitação dos extensionistas acerca de ferramentas digitais para educação online e orientações para o uso das tecnologias no ensino a distância, com base na proposição de Fragelli (2020) e nas pesquisas realizadas na Biblioteca Virtual da UFCG. Durante as oficinas práticas, realizadas quinzenalmente na plataforma Google Meet, foram abordadas as ferramentas Kahoot, Mentimeter, Quizlet, Jamboard e Canva. Vale ressaltar que antes dessas oficinas os professores apenas utilizavam o WhatsApp e o Google ClassRoom, mantendo aulas e atividades assíncronas. A partir das experiências, os docentes se sentiram incentivados a implementar atividades síncronas, utilizando ferramentas as educativas propostas, relatando-se a percepção diferenciada da didática de aula e interação com os estudantes. Diante disso, verificamos que o aprendizado e a orientação prática para o uso de tecnologia de educação a distância, necessários no contexto de isolamento social, repercutiram na qualidade do ensino e da aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Tainah Guerra Pereira, Lucas Cruz Torres, Karen Aragão Muniz Rodrigues, Isabella Rodrigues Destefani, Anthonielle Lohane Silva de Assis, Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.