PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA COVID-19: NOVAS DEMANDAS E EXAUSTÃO DOCENTE NA CONTINUIDADE DO ENSINO REMOTO
Abstract
O projeto foi desenvolvido totalmente de forma remota, no município de Cajazeiras-PB, com a participação de estudantes do Curso de Medicina, do CFP/UFCG. Ele abrangeu a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Antônio Dias, contemplando, aproximadamente, 15 professores de Ensino Fundamental I e II. Frente à continuidade da pandemia e as novas exigências recaídas sobre os profissionais da educação no ensino remoto, objetivou-se proporcionar ao corpo docente um espaço de escuta aliado à produção de conhecimento para a prevenção e o enfrentamento da COVID-19, visto a relevância do respeito à saúde emocional e física dessa classe historicamente desvalorizada. Para tanto, os encontros ocorreram quinzenalmente via Google Meet, com a explanação didática do conteúdo e a aplicação de dinâmicas interativas em plataformas digitais (Mentimeter, Kahoot, Roda giratória AhaSlides e Quizlet), a fim de colher uma avaliação de impacto subjetivo. A escolha das temáticas visou abordar tanto o caráter biológico do Coronavírus, quanto à repercussão social da pandemia na vida dos professores. A partir das atividades, os docentes compartilharam uma exaustão e angústia em comum, dado o maior tempo de trabalho educacional e doméstico requisitado pela nova rotina e a insegurança do retorno presencial, relatando sentirem-se amparados e incentivados pelo momento proporcionado pela equipe do projeto. Diante disso, verificamos que o principal objetivo do projeto foi alcançado, à medida que foi concedido aos docentes um ambiente de conexão, mediante o compartilhamento de experiências e inseguranças, bem como de produção de conhecimento bilateral sobre o atual estágio da pandemia da COVID-19.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Lara Régia Freitas Claudino, Lettícia Tenório Cavalcanti, Antonielle Lohane Silva de Assis, Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.