PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA COVID-19: NOVAS DEMANDAS E EXAUSTÃO DOCENTE NA CONTINUIDADE DO ENSINO REMOTO
Resumo
O projeto foi desenvolvido totalmente de forma remota, no município de Cajazeiras-PB, com a participação de estudantes do Curso de Medicina, do CFP/UFCG. Ele abrangeu a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Antônio Dias, contemplando, aproximadamente, 15 professores de Ensino Fundamental I e II. Frente à continuidade da pandemia e as novas exigências recaídas sobre os profissionais da educação no ensino remoto, objetivou-se proporcionar ao corpo docente um espaço de escuta aliado à produção de conhecimento para a prevenção e o enfrentamento da COVID-19, visto a relevância do respeito à saúde emocional e física dessa classe historicamente desvalorizada. Para tanto, os encontros ocorreram quinzenalmente via Google Meet, com a explanação didática do conteúdo e a aplicação de dinâmicas interativas em plataformas digitais (Mentimeter, Kahoot, Roda giratória AhaSlides e Quizlet), a fim de colher uma avaliação de impacto subjetivo. A escolha das temáticas visou abordar tanto o caráter biológico do Coronavírus, quanto à repercussão social da pandemia na vida dos professores. A partir das atividades, os docentes compartilharam uma exaustão e angústia em comum, dado o maior tempo de trabalho educacional e doméstico requisitado pela nova rotina e a insegurança do retorno presencial, relatando sentirem-se amparados e incentivados pelo momento proporcionado pela equipe do projeto. Diante disso, verificamos que o principal objetivo do projeto foi alcançado, à medida que foi concedido aos docentes um ambiente de conexão, mediante o compartilhamento de experiências e inseguranças, bem como de produção de conhecimento bilateral sobre o atual estágio da pandemia da COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2022 Lara Régia Freitas Claudino, Lettícia Tenório Cavalcanti, Antonielle Lohane Silva de Assis, Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.