O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: o ensino remoto e a repercussão na prática pedagógica das escolas no cariri paraibano
Resumo
O projeto foi executado no ano de 2020, com a participação de estudantes do Curso da Licenciatura em Educação do Campo\CDSA\UFCG. Surge como proposta do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores/as e prática pedagógica – Nupeforp, que se viu desafiado nestes tempos de pandemia e ensino remoto a propor uma formação para os profissionais que atuam nas escolas do cariri paraibano na perspectiva de refletir sobre sua prática neste contexto de crise. Como metodologia o Curso utilizou a Plataforma do Google Meet, por ser a ferramenta mais conhecida entre os profissionais da educação. O acolhimento (com a mística), a problematização, a reflexão crítica a partir da fala de especialistas nas temáticas, a socialização de questões com a síntese do debate estimulou a construção de novos conhecimentos e práticas educativas. Como resultados tivemos o envolvimento de oitenta e uma pessoas (professores/as e coordenadores/as pedagógicos das redes municipais, estudantes da graduação e pós-graduação da UFCG), que participaram de nove Webinários abordando diferentes temáticas vinculadas ao trabalho docente. Como conclusão deste processo formativo, elencamos: Discussão crítica sobre as ferramentas e estratégias utilizadas no ensino remoto; Diálogos sobre a saúde mental e cognitiva dos profissionais da educação; Debates sobre o uso das tecnologias e elaboração de recursos didáticos complementares ao trabalho docente numa perspectiva de contextualização sobre as tecnologias Assistivas para pessoas com deficiências e os desafios desta práxis no contexto atual.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Kassandra Mylena Lucas da Silva Feitosa, Bruna França da Silva, Alisson Clauber Mendes de Alencar, Rafael de Farias Ferreira, Maria do Socorro Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.